Guatemala

 

UITA - Coca-Cola

Compromisso oficial sobre o respeito e a vigência

dos acordos entre a INCASA e o SITINCA

 

Na cidade de Atlanta, em 20 de outubro passado, numa reunião mantida entre a UITA e a Coca-Cola Company, foi assinado um texto referendando o acordo fechado em janeiro de 2006 entre a engarrafadora guatemalteca INCASA e o SITINCA/FESTRAS, dando ao documento, desta forma, um caráter absolutamente oficial.

 

 

A importante declaração confirmando os termos do acordo fechado na Guatemala foi assinada por Ed Potter, diretor de Relações Trabalhistas da Coca-Cola Company, e por Ron Oswald, secretário geral da UITA, e seu texto é o seguinte:

 

 

Memorando conjunto entre a UITA e a Coca-Cola a respeito do acordo fechado, em 31 de janeiro de 2006, na engarrafadora INCASA da Coca-Cola na Guatemala

 

Na reunião entre a UITA e a Coca-Cola, realizada em Atlanta no dia 20 de outubro de 2006, ambas as partes tomaram ciência do acordo fechado em 31 de janeiro de 2006 entre a INCASA (engarrafadora local concessionária na Guatemala) e o SITINCA/FESTRAS (sindicato filiado à UITA na Guatemala), onde, depois de um período de conflito trabalhista, os direitos sindicais foram garantidos.

 

Reconhecendo a importância deste acordo, fruto de um longo período de confrontação, a UITA e a Coca-Cola decidiram manter um estreito contato entre representantes locais e adotar medidas urgentes em caso de ser alegada alguma violação do acordo local.

 

 

 

Esta confirmação passou a ser necessária devido às permanentes e graves violações aos direitos sindicais e trabalhistas que, apesar dos acordos assinados, envolvem a engarrafadora INCASA. A proposta para referendar o convênio de janeiro de 2006 foi realizada em Atlanta por David Morales, secretário geral da FESTRAS, representando e contando com o acompanhamento da Rel-UITA.

 

O próximo passo será a aplicação dos acordos -sem artimanhas nem rodeios- por parte da INCASA, sob a comprometida e vigilante atitude da Coca-Cola Company  e da UITA, visando garantir que eles sejam respeitados.

 

Conforme informação recentemente proporcionada por David Morales, poderia parecer que estas novas diretrizes ainda não haviam chegado aos ouvidos do gerente geral da INCASA, Jaime Alberto Osorio López que, no dia 25 de outubro passado, realizou uma reunião “solidarista” em Hehuetenango desanimando os trabalhadores a se sindicalizarem.  Além disso, no domingo 12 passado, foi distribuído um dinheiro extra para aquele trabalhador que aderisse ao referido “movimento solidarista”, sendo isto interpretado como uma ação de suborno, visando manter os trabalhadores longe do sindicato.

 

Apesar da continuidade destas anomalias, os trabalhadores do SITINCA1, da FESTRAS (Federação de Sindicatos de Trabalhadores de Alimentos e Similares), e da Rel-UITA mantêm fundadas esperanças de que, em breve, os acordos referendados em Atlanta irão adquirir plena vigência na Guatemala e serão, na prática, lealmente aplicados.

 

A Rel-UITA saúda, com sua aprovação, o compromisso alcançado, e realizará seus maiores e melhores esforços para velar por sua irrestrita colocação em prática.

Gerardo Iglesias

© Rel-UITA

15 de novembro de 2006

 

 

 

 

1- Sindicato de Trabajadores de la Industria del Café y Bebidas Coca-Cola Retalhuleu  (NT)
 

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905