Os números da Coca-Cola

Desde que existem mercadores no mundo, um argumento enganoso não pára de ser dito: se um mercador ganhava num ano mil dracmas e no seguinte cem dracmas a menos,  não dizia “ganhei novecentos dracmas”, mas sim “perdi cem”. Qualquer semelhança com os números divulgados hoje em Atlanta não é mera coincidência.

 


O lucro líquido da Coca-Cola cresceu 18 por cento em 2009, registrando um total de 6,8 bilhões de dólares. Enquanto isso, a empresa anuncia que seu lucro líquido em 2009 teve uma queda de 3 por cento, indo para os 30,99 bilhões de dólares. Isso se deve, principalmente, às perdas na Europa (com uma queda de 10 por cento) e na América do Norte. Entretanto, as vendas na América Latina foram classificadas como "sólidas".

 
Juntamente com o resultado anual, foram publicados os dados do quarto trimestre de 2009,
onde o benefício líquido de 1,5 bilhão de dólares significou um aumento de 55 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior (995 milhões de dólares). Quanto ao faturamento, a Coca-Cola chegou a 7,5 bilhões de dólares, isto é, 5,3 por cento a mais do que em 2008.

 
Muhtar Kent
, presidente e conselheiro delegado da Coca-Cola, declarou à imprensa que a companhia "terminou 2009 com uma nota alta", provando "que temos os ingredientes perfeitos para o crescimento, mesmo sob as difíceis condições econômicas em que nos encontramos”.

 
Além disso, Kent lembrou que, no início do ano passado, a companhia "se comprometeu a adaptar a empresa e seus sistema para sair mais forte desta crise mundial". "Nossos resultados demonstram que estamos fazendo exatamente isso. Agora, com o nosso plano de trabalho "Visão 2020", esperamos entrar em uma nova década de crescimento, enquanto trabalhamos em estreita colaboração com nossos parceiros engarrafadores para entrar numa nova era de lucros para o sistema Coca-Cola",  afirmou o presidente. Sem ilusões, não havia nenhuma menção sobre a forma como estes lucros chegarão aos trabalhadores.

 

 

Em Parque del Plata, Enildo Iglesias

Rel-UITA

18 de fevereiro de 2010

Enildo Iglesias

 

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905