Perú

Com Teodulfo Alvarado

SINATREL assina novo

Convênio Coletivo

 

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Engarrafadora Latino-Americana (SINATREL), que  centraliza os trabalhadores da Coca-Cola do Peru, em 11 de setembro, após cinco meses de negociações,  assinou um novo Convênio Coletivo que terá vigência por um ano.

 

Por ocasião da assinatura do Convênio Coletivo dos trabalhadores da Coca-Cola do Peru, o Sirel dialogou com Teodulfo Alvarado, secretário geral do sindicato, que comentou o processo de negociação e as conquistas alcançadas.

 

-Sob que condições o Convênio Coletivo foi assinado?

-No dia 11 de setembro passado assinamos o novo Convênio pela via direta, após cinco meses de negociação coletiva sem maiores inconvenientes nem conflitos.

 

-Foram alcançadas todas as reivindicações pretendidas?

-Da pauta inicialmente apresentada, além do aumento geral, conseguimos a aprovação de duas cláusulas novas que, para nós, são muito importantes e que se referem a uma bonificação de 15%, para os trabalhadores do segundo turno (de 15 a 23 horas). Além disso, melhoramos outras cláusulas como a gratificação escolar, incluímos uma cláusula de gratificação para estudos terciários, aumentamos a bonificação em caso de falecimento de um familiar direto e no caso de falecimento de um trabalhador.

 

-Continua havendo processos judiciais do SINATREL contra a empresa?

-Ainda estão na justiça as demandas que temos contra a empresa por assuntos como as utilidades, o regulamento interno de trabalho e pelos companheiros cujos contratos foram rescindidos com o fim de não alcançarem a estabilidade no trabalho. Atualmente estamos esperando que a justiça se pronuncie e, se por um lado, a relação com a Engarrafadora Latino-Americana transita por uma etapa sem maiores inconvenientes, como sindicato continuamos atentos a qualquer situação que envolva os trabalhadores.

 

-Gostaria de acrescentar alguma coisa?

-O agradecimento à UITA, em nome do SINATREL, porque marcou positivamente o início da negociação coletiva, enviando uma oportuna carta à empresa, o que foi fundamental para que esta negociação chegasse a um bom porto e culminasse com sucesso com a assinatura da pauta de reivindicações.

Amalia Antúnez e Beatriz Sosa Martínez

© Rel-UITA

24 de setembro de 2007

 

 

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905