compañias

  

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Brasil | SINDICATOS | DOUX

   

EN DIÁLOGO

 

 

Com Miguel Luiz dos Santos
 
Trabalhadores da Doux

em greve
 
A greve começou na terça-feira 19 de julho, diante da intransigência da transnacional francesa que não melhora a sua proposta na mesa de negociação. Miguel Luiz dos Santos (Camarão), presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), nos dá mais detalhes sobre este conflito.
 

-Por que vocês recorreram à greve?

-Desde maio, estamos negociando com a empresa. Infelizmente, a transnacional não melhora nem um pouco a sua proposta inicial. Por essa razão, em uma assembleia realizada na terça-feira passada, dia 19 de julho, os trabalhadores votaram pela greve por tempo indeterminado.

 
-Quais são as reivindicações do Sindicato?

-As principais reivindicações são o aumento do salário base de 650 para 755 reais, um reajuste para os demais salários de 8,5 por cento, participação nos lucros de 600 reais, auxílio escolar de  372 reais e que a empresa forneça transporte para os trabalhadores.

 
A
Doux-Frangosul até agora propõe 7,5 por cento de aumento para todos os salários, retroativo a maio e 0,5 por cento em novembro. Este é o principal ponto de desacordo com a empresa, motivando a greve.

 
-A empresa se manifestou diante desta medida de força?

-Fizemos uma reunião quarta-feira passada, onde a empresa levou a mesma proposta, que obviamente foi rejeitada pelos trabalhadores, que votaram a favor da continuação da greve.

 
Deixamos claro que não vamos permitir que venham sempre com a mesma oferta. A paralisação vai continuar até que a empresa reveja a sua posição e se engaje em um diálogo sério com o Sindicato.

 
-Quais são as expectativas para o fim deste conflito?

-Esperamos que a empresa reconsidere e cheguemos a um acordo no curto prazo.

 
 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

28 de julho de 2011

 

 

 

  

+ INFO

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905