compañias

JBS

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

   Brasil | DIREITOS HUMANOS

Carne ilegal:

MPF notifica o maior frigorífico do mundo por descumprir acordo pela pecuária sustentável

 

O Ministério Público Federal (MPF) constatou que o frigorífico continuou comprando animais para o abate oriundos de propriedades rurais que constam na lista de áreas embargadas por irregularidades ambientais, dentre outras irregularidades.

 

 

Nesta segunda-feira (17/10), o MPF em Mato Grosso enviou uma notificação recomendatória ao frigorífico JBS S/A, pelo descumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em maio de 2010, para regularizar a cadeia produtiva da carne no estado.

 

Dentre as obrigações estipuladas no referido Termo de Ajustamento de Conduta, a empresa JBS S/A havia se comprometido a não adquirir gado bovino proveniente de imóveis rurais inseridos na lista de áreas embargadas pelo IBAMA ou Sema; que figurem na “lista suja do trabalho escravo” divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego; e de propriedades que estejam localizados em áreas indígenas.

 

Ocorre que, a partir do cruzamento de dados do INDEA (Guia de Transporte Animal – GTA) IBAMA, do INCRA e do Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público Federal constatou que, apesar de o frigorífico JBS S/A ter se comprometido a rever as suas relações comerciais, continuou comprando animais para o abate oriundos de propriedades rurais que constam na lista de áreas embargadas por irregularidades ambientais; de propriedades localizadas dentro da Terra Indígena Maraiwatsede; e de uma propriedade que consta no Cadastro de Empregadores que submeteram trabalhadores a condições análogas a de escravo.

 

De maio de 2010 a maio de 2011, um total de 3.476 cabeças de gado foram compradas de propriedades em desacordo com as normas estabelecidas no TAC. O levantamento das informações chegou ainda aos seguintes dados:

 

-144 animais oriundos de uma propriedade onde foi identificada a utilização de mão de obra em condições de escravidão;


-1.090 animais oriundos de 18 propriedades localizadas dentro da terra indígena Maraiwatsede, na região norte de Mato Grosso;


-2.242 animais oriundos de 13 propriedades embargadas pelo IBAMA.

 

Agora, o frigorífico JBS S/A tem um prazo de dez dias úteis para responder à notificação enviada pelo Ministério Público Federal informando as providências que serão tomadas para a regularização da compra de animais para o abate e o efetivo cumprimento do TAC assinado.

 

A proposta do TAC por frigoríficos no Pará, Mato Grosso e Acre, faz parte de um amplo estudo desenvolvido pelo MPF para identificar na cadeia produtiva da carne onde são praticadas as atividades em desacordo com a legislação ambiental e com critérios de sustentabilidade.

 

   

EcoDebate Cidadania & Meio Ambiente

19 de outubro de 2011

 

Fonte: Procuradoria da República em Mato Grosso

 

 

 

más información

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905