compañias

JBS

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

   Brasil  -  Frigoríficos

JBS - Friboi quer sangrar

o Orçamento Público

 

 

 

Alguns setores brasileiros se acostumaram a fazer seu capital crescer, sangrando o Orçamento da União via isenção de impostos e recebimento farto e generoso de recursos públicos sem qualquer contrapartida social, trabalhista ou ambiental.

 

Seguindo o exemplo de outros setores, como o sucroalcooleiro, que além de isenção ainda arrancava perdão das suas dívidas, a JBS Friboi, maior empresa frigorífica do mundo, está num processo de pressão e chantagem ao governo federal.

 

Conforme anunciou recentemente, sem qualquer negociação com os trabalhadores ou com as autoridades locais, e alegando “eficiência fiscal”, as fábricas de Presidente Epitácio (SP), Teófilo Otoni (MG) e Maringá (PR) terão suas operações suspensas por tempo indeterminado. Na verdade, tal medida tem um único objetivo: maximizar lucros com a isenção de impostos.

 

Ameaça de fechamento

e de desemprego

 

A empresa usa irresponsavelmente a ameaça de fechamento e de desemprego em massa para se colocar acima das leis e fazer com que as autoridades abaixem a cabeça, fazendo também vista grossa aos seus reiterados abusos na área social e trabalhista.

 

Setor da Carne

 

Devido ao volume de recursos movimentados pelo setor da carne em nosso país, qualquer isenção redundaria em enorme prejuízo para os cofres públicos, e ainda por cima abriria um péssimo precedente. Com certeza, isso também não traria nenhuma redução nos altos preços da carne cobrados à população.

 

Os trabalhadores da alimentação são contra tanto a isenção de impostos quanto a guerra fiscal, que tanto prejudicam o desenvolvimento da nação como um todo, nação esta que precisa de recursos para investimento. Por isso, defendemos pulso firme da presidenta Dilma, que tem todo o nosso apoio para enfrentar tais interesses e dizer não a práticas inescrupulosas, altamente daninhas à sociedade.

 

Finalmente, vale lembrar que a mesma JBS Friboi mantém condições de trabalho de péssima qualidade em todo o país.

 

Suas práticas de trabalho indecente foram denunciadas e comprovadas pelo Ministério Público que, inclusive, abriu ação civil contra quatro unidades da empresa.

 

 

Em Porto Alegre, Siderlei de Oliveira

Rel-UITA / CONTAC

6 de setembro de 2011

 

 

 

 

 

Tomado de Informe CONTAC

 

más información

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905