compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Venezuela

Chávez e Brabeck,
os valentões do pedaço

 

 

Diante da escassez de alimentos básicos, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ameaçou, no início de março, expropriar as fábricas processadoras de leite que a Parmalat e a Nestlé possuem neste país.

 

Semanas mais tarde, Peter Brabeck, presidente da Nestlé, achou necessário responder e o fez através da imprensa: “A questão de uma nacionalização, não a entendemos como uma violação da lei mas como o direito de um governo”, esclareceu. “Queremos insistir claramente é na necessidade de uma indenização justa” e lembrou que quando investimentos da Nestlé foram nacionalizados em “Cuba de Fidel Castro” receberam a indenização correspondente. Com suas bravatas, ambos os personagens se comportam como os valentões do pedaço.

 

Parece claro que Chávez –um experiente manipulador de fogos de artifício- não expropriará nenhuma empresa, muito menos sendo uma multinacional. Suas  ameaças se destinam, apenas, a acalmar os protestos de uma sociedade acostumada ao consumismo e que, por isso, não tolera a escassez, e ainda mais se for de alimentos.

 

Por outro lado, Brabeck também fanfarreia, já que omite que, desde a ruptura das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba em 1961, é a Suíça quem representa os interesses dos Estados Unidos em Cuba. Nada é de graça neste mundo e muito menos para os suíços. Entre os custos que o governo cubano teve que assumir naquela ocasião para contar com o apoio helvético, certamente estava o pagamento da indenização à Nestlé. Portanto, foi o governo suíço e não a musculatura da companhia, que conseguiu que a Nestlé passasse a ser uma das poucas -talvez a única- companhia a ser indenizada após a nacionalização pelo governo cubano.

 

É sempre útil colocar as coisas no seu devido lugar.

 

 

Em Montevidéu, Enildo Iglesias
Rel-UITA
17 de março de 2008

Enildo Iglesias

 

 

 

Fotomontagem: Rel-UITA

 

artigos relacionados

21-11-2007
Fonterra y Nestlé     Versión en ESPAÑOL     
Dos estilos de relaciones laborales
Rel-UITA | Dieter Schonebohm

Chile   16-04-2004

En Soprole se cortó la leche

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905