compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Suiça

UITA enfrenta a Nestlé na OIT por relações globais de trabalho

 

Para comemorar o 30º aniversário da Declaração Tripartite sobre Empresas Multinacionais e Política Social, a OIT promoveu um "MultiForum" de dois dias de duração sob o slogan "Melhores negócios: produtividade e crescimento através de relações de trabalho socialmente responsáveis". O fórum foi composto por painéis que procuravam reunir a direção empresarial multinacional com as suas contrapartidas sindicais internacionais. Para o painel de abertura -"Práticas efetivas na implementação de princípios de trabalho"- a OIT convidou o presidente da Nestlé, Peter Brabeck. O princípio organizativo no qual este fórum se apoiou impunha a participação da UITA, organização sindical internacional que representa os trabalhadores e trabalhadoras da Nestlé em todo o mundo. A Nestlé não desejava que fosse assim e vetou a participação da UITA.

 

A fim de evitar uma confrontação potencialmente prejudicial sobre o seu histórico global em matéria de emprego, a Nestlé procurou limitar a discussão ao tema das "melhores práticas" como supostamente se exemplifica no Comitê de Empresa Europeu. Portanto, a Nestlé tentou encontrar um sindicalista europeu disposto a dividir o pódio com Peter Brabeck. Esta manobra não deu resultado, porque os possíveis candidatos sindicais na Nestlé Europa insistiram em que não existia nenhum substituto para a UITA como interlocutor global da Nestlé.

 

Assim o MultiForum seguiu em frente com Brabeck, mas sem a UITA no pódio. A UITA preparou uma carta aberta ao presidente da Nestlé, partindo do pressuposto de que o papel da Nestlé no fórum seria o de tratar sobre práticas de trabalho na Europa. Porém, ao não haver nenhum sindicalista europeu presente, Brabeck teve que deixar de lado o roteiro original. Aproveitou, portanto, a oportunidade para se estender sobre a responsabilidade social empresarial da Nestlé demonstrada, por exemplo, pelo micro crédito ou pela assistência técnica aos produtores de leite asiáticos e latino-americanos e pela presença da ACFTU (controlada pelo estado) em toda a área de atuação da Nestlé na China. Brabeck lembrou que os sindicatos estavam abandonando a sua função de defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras e estão ficando cada vez mais "ideológicos" em suas críticas às companhias como a Nestlé.

 

Entretanto, aí estava a UITA para enfrentar Brabeck sobre as práticas globais de emprego da Nestlé e a negativa da companhia em reconhecer a UITA em qualquer parte fora da Europa.

 

Quando Brabeck terminou de falar, o secretário geral da UITA, Ron Oswald o desafiou a travar uma discussão séria sobre a construção de uma relação estruturada com a UITA. Oswald disse que os temas que dizem respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da Nestlé em todo o mundo estavam longe de ser ideológicos, mas que se referiam a problemas muito reais em nível do lugar de trabalho, citando o exemplo da Nestlé Coréia, naquilo em que havia aludido Brabeck. O conflito coreano estava arraigado nas ameaças públicas da Nestlé de relocar a produção na China, caso o sindicato não aceitasse outra redução do número de empregados permanentes e a sua substituição por empregados temporários. O governo suíço, em resposta a uma representação diante da OCDE apresentada pela UITA, considerou correta a posição da UITA diante dos fatos. "A ética de qualquer companhia", disse Oswald, "é posta verdadeiramente à prova não na Europa, mas sim em áreas do mundo onde as melhores práticas amiúde se encontram a mundos de distância. Portanto, hoje a UITA repetirá o oferecimento de iniciar um diálogo construtivo a nível global, apesar dos lamentáveis esforços da Nestlé para excluir a UITA deste painel".

 

Brabeck respondeu afirmando que poderia existir uma relação com a UITA a nível mundial e expressou a disposição, em princípio, de explorar a possibilidade de um acordo internacional com a UITA – sempre que não procure substituir os processos locais de negociação coletiva (algo que a UITA nunca propôs).

 

 

Em Ginebra, UITA

Secretaria Geral

10 de dezembro de 2007

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905