Brasil

Danone nega conversação para fusão com Pepsi; ações caem

A fabricante de alimentos Danone anunciou hoje que não teve "nenhum contato" sobre a possível venda da empresa. O anúncio provocou a imediata desvalorização de suas ações.

 

Nos últimos dias cresceram os boatos de que a americana Pepsi, segunda maior fabricante de refrigerantes do mundo, compraria a Danone por um valor estimado pela revista francesa "Challenges" em até 30 bilhões de euros.

Os rumores se intensificaram ontem, quando o jornal britânico "Financial Times" afirmou que a Pepsi já teria contratado os bancos de investimentos Morgan Stanley e UBS para assessorá-la na avaliação de uma oferta de compra.

Com os rumores, as ações da Danone acumularam valorização de 16% nos últimos dois dias. Emmanuel Faber, chefe financeiro da empresa francesa, no entanto, jogou hoje um balde de água fria no mercado.

 

artículo

relacionado

 

12-07-2005

 

 

Por

Enildo Iglesias

 



"No passado recente não houve nenhum sinal de interesse, nenhum contato feito nem diretamente nem indiretamente por outras companhias", disse ele.

Após o anúncio, as ações da Danone passaram a cair mais de 4%.
A Danone também anunciou hoje que seu lucro caiu 37% no primeiro semestre deste ano. As vendas, no entanto, cresceram 6,5%.

Bloqueio

Ontem, o ministro do Trabalho da França, Jean-Louis Borloo, afirmou que o governo fará "todo o possível" para impedir uma oferta hostil (apresentada diretamente a todos os acionistas, e não ao grupo de controle da empresa) Pela Danone.

Já o primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, disse que a Danone é uma das "jóias de nossa indústria" e que vai "defender os interesses da França".

 

Folha Online

22 de julho de 2005
 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905