compañias

Enviar este artículo por Correo Electrónico  BRF - Brasil Foods       

 

Com Elton Weber

Os produtores de frango diante de

duas grandes preocupações

 

No mês de maio passado, finalmente se concretizou a fusão entre as duas grandes produtoras avícolas do Brasil: a Sadia e a Perdigão agora são Brasil Foods (BRF). Desde então, os trabalhadores e trabalhadoras do setor analisam as possíveis consequências desta união que posiciona esta nova companhia como a maior exportadora de frango do mundo, dominando 80 por cento do mercado brasileiro.

 

Sirel conversou com Elton Weber, presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), que comentou que as duas principais preocupações dos trabalhadores do setor são: o domínio do mercado por uma única empresa e a exclusão de pequenos e médios produtores deste processo de fusão.

 

-Qual a sua opinião sobre a fusão entre a Sadia e a Perdigão, e como isto vai afetar os pequenos e médios produtores de frango?

-Esta é uma situação que nos preocupa muito, da mesma forma como ficamos preocupados no passado com a fusão de empresas de laticínios. No caso destas empresas avícolas, 80 por cento do segmento de frango passará a ser um monopólio e, no curto ou médio prazo, o que vai acontecer é que pequenos e médios produtores serão prejudicados, já que esta fusão vai dominar completamente o mercado, tanto em nível de comércio interno como no caso da exportação.

 

-Como é o processo entre os criadores de frango e as avícolas?

-Este é um processo que se denomina Integrados, onde a empresa fornece pintos de um dia e ração para os produtores, e depois buscam o frango. Aqui surge outra grande preocupação da Federação, pois geralmente nestes casos de concentração na produção,  o que acontece depois de certo tempo é se começar a fazer uma classificação dos produtores, onde muitos são excluídos.

 

-Quanto a Sadia e a Perdigão pagam pelo frango atualmente? Você acha que a fusão afetará também este aspecto?

-Não há um preço fixo, mas estão pagando entre 20 e 30 centavos de real (de 10 a 15 centavos de dólar) pela criação de cada frango. Provavelmente este valor sim seja afetado, pois quem domina o mercado impõe os preços e essa é uma realidade.

 

-Quantos produtores abastecem a Sadia e a Perdigão no Rio Grande do Sul?

-Não temos dados unicamente do Rio Grande do Sul, mas se sabe que há mais de 15.000 famílias que produzem frango para estas companhias nos três estados do Sul: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná que, sem dúvida, serão afetadas.

 

 

En Montevideo, Amalia Antúnez

Rel-UITA

23 de julio de 2009

 

 

 

 

artículos relacionados

22-6-2009   Brasil – Brasil Food
Reunião dos Trabalhadores e Trabalhadoras da BRF
Os Sindicatos que representam os trabalhadores da Sadia e Perdigão reuniram-se novamente no dia 17 de junho na cidade de Curitiba
| PR

Rel-UITA | CONTAC
26-6-2009    Brasil - BRF
Comunicado
Greve em Lajeado Rio Grande do Sul (RS)
 CONTAC | Siderlei de Oliveira 

22-6-2009   Brasil – Brasil Foods
Reunião dos Trabalhadores e Trabalhadoras da BRF |  Os Sindicatos que representam os trabalhadores da Sadia e Perdigão reuniram-se novamente na cidade de Curitiba | PR
 
CONTAC

18-6-2009   Brasil - Curitiba    Galería Fotográfica
Reunión BRF | Sindicatos de la Alimentación  
Rel-UITA

Brasil   21-5-2009
Sadia se fusiona con el Holding Perdigão
Acaba de cerrar una operación de compra del 70 por ciento de las acciones de la empresa Sadia  Rel-UITA

4-2-2009  Brasil
Seu Emprego!
1 bilhão de reais para capitalizar a Sadia e sua fusão com Perdigão...
Rel-UITA | CONTAC | Antônio Marcos Tebom

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905