compañías

Enviar este artículo por Correo Electrónico                                     Unilever

   Brasil

  EN DIÁLOGO  

Com Marcos Araújo

Acordo na Unilever de Valinhos

 

 

Em diálogo com o Sirel, Marcos Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentos de Campinas (SITAC), informou sobre os alcances do acordo.

 

-Como chegaram ao acordo e em que consiste?

-Apesar de, em uma primeira etapa, a UNILEVER ter se negado a melhorar a sua proposta inicial de aumento, tanto para os salários quanto para o Vale Alimentação, finalmente, na semana passada, os trabalhadores e trabalhadoras aceitaram a proposta melhorada da transnacional.

 

O aumento salarial será de 8 por cento enquanto que o Vale Alimentação será de 300 reais por mês, além de ter havido melhoras em outras cláusulas sociais.

 

A novidade deste convênio é que foi incluído um novo item que diz respeito à segurança no emprego, chamado "retorno da licença.”

 

No Brasil é bastante usual que as empresas escolham comunicar a demissão aos trabalhadores quando estes(as) retornam das suas férias anuais. Levando em conta este péssimo costume, o SITAC incluiu neste acordo uma cláusula que garante a estabilidade dos trabalhadores nestes períodos.

 

-Como você avalia esse processo?

-Isso não pode ser analisado de forma isolada, faz parte dos anos de trabalho junto aos trabalhadores e trabalhadoras da Unilever que permitiram esta série de conquistas.

 

O que aconteceu este ano foi que a indústria de alimentos na região ofereceu aumentos entre 8 e 9 por cento. Assim, os trabalhadores da Unilever exigiram que o aumento estivesse dentro dessa faixa percentual.

 

Felizmente, após a mediação do Ministério do Trabalho e a intervenção da Rel-UITA junto à empresa, esta melhorou sua proposta e pudemos chegar a um bom termo.

 

A nota que a Secretaria Regional da UITA enviou oportunamente à gerência geral da Unilever foi distribuída aos trabalhadores(as) na última Assembleia. Para eles, esse fato foi muito significativo, porque esta nota representa a solidariedade exercida de forma concreta e eficaz.

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

4 de agosto de 2011

 

 

 

  

Fotos: SITAC

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905