compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

   Brasil | SINDICATOS | AMBEV

     

   

  

Con Marcos Araújo

Nova proposta da AmBev
freia a greve e há acordo

Depois de uma longa negociação, que se encontrava estagnada há duas semanas, forçando os trabalhadores da fábrica da transnacional em Jaguariúna (SP) a se declarar em pré-aviso de greve, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Campinas (SITAC) e a AmBev chegaram a um acordo satisfatório no dia 30 de maio passado. O Sirel dialogou com Marcos Araújo, presidente do SITAC, para conhecer os detalhes do convênio.

 

-Avançou-se na negociação?

-Sim. Felizmente, a AmBev melhorou a sua proposta e não foi necessário tomar qualquer medida de força. Entre o dia 31 de maio e o dia 1 de junho, os trabalhadores da unidade cervejeira de Jaguariúna analisaram a nova oferta e o Convênio foi aprovado.

 

-Em que consiste a proposta da empresa?

-O acordo consta de um reajuste salarial de 7 por cento e um aumento do piso salarial, na  mesma porcentagem, entre outros avanços.

Foram melhoradas também algumas cláusulas sociais importantes como o 14º salário. Na AmBev este benefício é concedido no mês de novembro, mas todo aquele trabalhador que necessitasse do benefício como adiantamento, mesmo se fosse para pagar moradia ou para a saúde, tinha necessariamente que enfrentar uma árdua burocracia dentro da empresa.

 

A partir deste Convenio, o trabalhador terá direito a este adiantamento sem ter que passar por nenhum trâmite ao requerê-lo.

Outra conquista importantíssima foi desvincular a aprovação do Convênio Coletivo à aprovação do Banco de Horas*, isto é, até agora a AmBev impunha como condição para assinar acordos, que os trabalhadores dessem o seu consentimento a este sistema (Banco de Horas) mesmo se não estivessem de acordo com isso.

 

-Como você avalia o processo de negociação deste ano?

-Se por um lado foi uma instancia demorada, por falta de acordo imediato, demorou quase dois meses, por outro em termos gerais podemos avaliar como positiva.

 

O reajuste salarial está dentro do esperado e vários pontos que para os trabalhadores estavam em banho-maria foram melhorados, por tudo isto estaremos assinando o Convênio nos próximos dias.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

11 de junio de 2012

 

 

 

 

Foto: SITAC

 

* Sistema de trabalho que troca horas extras por dias de descanso
 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905