compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

    Brasil

  

 

A verdadeira cara da AmBev

 

Considerada culpada de “concorrência desleal” e de violar a lei antitruste brasileira, a transnacional AmBev foi condenada ontem pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a pagar uma multa de 176 milhões de dólares.

 

A agência internacional EFE informou que “Segundo o CADE, a empresa AmBev, transnacional belgo-brasileira que produz as cervejas Skol, Brahma e Antarctica, entre outras, foi multada por exigir a exclusividade de seus produtos nos pontos de venda e, assim, inibir a comercialização de outras marcas através de programas de fidelização”.

 

Na opinião do Conselheiro do CADE, Fernando Magalhães Furlan, “os mais prejudicados foram os consumidores que não podiam obter a variedade e os preços desejados”.

 

Além disso, Magalhães afirmou que a empresa “sempre atuou no limite da legalidade”.

 

O processo começou com a denúncia da Schincariol, uma empresa concorrente da AmBev, que se queixou de haver perdido 20 por cento do seu mercado como consequência das práticas monopólicas da belgo-brasileira.

 

O CADE também ordenou à AmBev que acabasse com os seus “programas de fidelidade” com a ameaça de lhe cobrar uma multa diária de 27 mil dólares.

 

Consultado por Sirel, o presidente da Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CONTAC), Siderlei de Oliveira, expressou que “se trata de uma briga de ‘cachorro grande’. É uma situação que não afeta os trabalhadores, mas serve para se ter uma idéia dos lucros que a AmBev obtém, já que a multa corresponde a 2 por cento de seus lucros de 2003, um ano antes da denúncia ter sido feita.

 

Por outro lado –continuou Siderlei–, isto confirma mais uma vez o tipo de metodologia ‘militarizada’ que esta transnacional aplica, que não hesita em violar leis a fim de obter maiores lucros. Esta é a verdadeira cara da AmBev. Se ela é capaz de enfrentar desta maneira os seus ‘colegas’, os seus pares, é fácil imaginar o que não seria capaz de fazer aos seus trabalhadores”.

 

 

En Montevideo, Carlos Amorín

Rel-UITA

27 de julio de 2009

 

 

 

artículos relacionados 

17-4-2009   Brasil - AmBev   Versión en ESPAÑOL   Versão PORTUGUÉS
Despidos en AmBev movilizan a trabajadores
Con Jaime Santos
Rel
-UITA |  Amalia Antúnez

6-3-2009   Brasil   Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS 
Transnacional de la traición
AmBev cierra una planta y deja en la calle a 166 trabajadores
Rel-UITA | Carlos Amorín

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905