compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoInBev                              

     Brasil│SINDICATOS│AmBev

  

Fim da greve

na AmBev de Jacareí

Vitória para os trabalhadores

 

A unidade de Jacareí entrou em greve no dia 8 de setembro passado, por causa das dificuldades colocadas pela empresa na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, levando então os Companheiros(as) da AmBev de Jacareí a cruzarem os braços.

 

Segue abaixo nota do Sindicato de Jacareí como mostra de que a mobilização e união dos trabalhadores são o melhor caminho.

 

No segundo turno do dia 10, sábado, encerrou a greve da AmBev com triunfo dos trabalhadores após mais de dois dias de greve. As conquistas alcançadas foram: 9,5 por cento de reajuste salarial que inclui 2,7 por cento de aumento real, abono de R$500, um segundo abono de R$500 parcelado em 4 vezes, garantia de emprego ou indenização por 60 dias, incluídos os terceirizados, não desconto dos dias parados inclusive para terceirizados e renovação das cláusulas sociais.

 

Para uma empresa que queria pagar apenas 0,7 por cento além da inflação e que batia o pé que não pagaria abono, foi uma verdadeira vitória dos trabalhadores. Para vencer, os companheiros tiveram que suportar o desvio dos ônibus, a brutal repressão da polícia militar e da tropa de choque, com um contingente de 10 carros e camburões, 10 motos e dezenas de policiais com escopetas na mão, a mando direto da empresa.

 

De fato parecia que o governo privatizou a polícia para a AmBev. Um dia, dezenas de coordenadores fizeram “piquete” na porta da empresa, outro dia resolveram viajar nos ônibus da fábrica torturando os trabalhadores e ameaçando com demissões em forma permanente.

 

Nosso time contou com a disposição de luta dos trabalhadores e com o apoio de dezenas de sindicalistas de várias entidades da região e de outras cidades do Estado. No final do primeiro dia, nova proposta foi rejeitada pelos trabalhadores que continuaram a greve. No início do terceiro dia a fábrica montou esquema para furar a greve com escolta policial conseguindo rodar algumas linhas a meia máquina.

 

Mas nada disso foi suficiente, a greve continuou, e no segundo turno a AmBev apresentou nova proposta por escrito que foi finalmente aceita pelos trabalhadores. As assembleias em todos os turnos votaram por unanimidade continuar a luta pela via jurídica contra o ilegal banco de horas e por novas mobilizações.

 

Parabéns aos trabalhadores, que junto à firmeza do Sindicato conseguiram vencer a maior cervejaria do mundo na primeira greve após mais de 20 anos. Agradecemos a todos os sindicatos e movimentos sociais que nos apoiaram e contribuíram para este triunfo.

 

Unidos para Lutar venceremos!

 

 

Sindicato de Jacareí

5 de outubro de 2011

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905