doux

  

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

 

 

CRISE
DOUX - Frangosul

 

 

O Grupo Doux

 

O Grupo Doux tem fábricas na Europa (Alemanha, França) e no Brasil. A sede social do Grupo fica em Châteaulin, na região de Finistère (França).

- 1o produtor europeu de aves e de embutidos à base de aves;

- Líder mundial na exportação de aves e de embutidos;

- Mais de 10 300 colaboradores em todo o mundo;

- Mais de 4 300 criadores parceiros em todo o mundo;

- Volume de negócios de 1,309 bilhões de euros em 2009;

- Produtos comercializados em 130 países, nos 5 continentes;

 

Implantações industriais

na Europa e no Brasil

 

- 17 Abatedouros de Aves e Plataformas de Expedição;

- 6 Fábricas de produtos Embutidos;

- 13 Incubatórios;

- 10 Fábricas de Rações.

- Só em Montenegro são cerca de 70 produtores integrados com a Doux Frangosul. Em outras cidades, como Tupandi, o número chega a 110. E no Estado seriam 2.780.

 

Localização no Brasil 

 

- Mato Grosso do Sul - Caarapó e Dourados

- Rio Grande do Sul - Passo Fundo, Nova Bassano, Vacaria, Ipê, Salvador do Sul, Montenegro, Ana Rech e Caxias.

 
 

IMPRENSA
Últimas notícias sobre a crise


Economia
Terça-feira, 11 de janeiro de 2011 09:24
Crise da Doux Frangosul


A crise da Doux Frangosul, que vem atrasando pagamentos a integrados há quase dois anos, entrou na pauta do governo do Rio Grande do Sul, onde está a maior parte das unidades da companhia francesa no Brasil.
 
Ontem, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado, Mauro Knijnik, reuniu-se com o presidente da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, para discutir a crise da companhia. Por conta da falta de pagamentos, integrados da Doux na região de Passo Fundo já suspenderam o alojamento de aves para entrega à empresa.
 
Turra levou ao secretário a preocupação com a situação dos integrados e com os efeitos da crise da empresa sobre o setor. A Doux tem três mil integrados no Brasil e gera cerca de 25 mil empregos diretos.
 
De acordo com Turra, o secretário disse que o governo gaúcho está acompanhando de perto a situação da empresa francesa, mas afirmou que qualquer solução deve passar pelos controladores da Doux. Knijnik irá convidar o controlador do grupo, o francês Charles Doux, para uma reunião no Brasil, a fim de discutir o tema.
 
O recrudescimento da crise da companhia aumentou os rumores no mercado sobre uma possível venda da Doux.
 
A empresa, porém, ainda busca outras saídas para superar a crise. De acordo com Turra, em recente conversa, o diretor-geral da Doux no Brasil, Aristides Vogt, disse que a matriz planeja uma capitalização no exterior para superar as dificuldades financeiras. Também negocia um empréstimo ponte até março, para quando está planejada a capitalização.

 

 

Francisco Turra fala
sobre a crise no setor avícola


Inúmeros encontros estão sendo realizados no Estado a fim de solucionar o problema.

 
O marauense, Presidente da Uba-Abef -União Brasileira de Avicultura, Francisco Sérgio Turra, falou aos ouvintes da Rádio Alvorada, na manhã desta terça-feira, 11/01, sobre a situação difícil dos integrados da Doux Frangosul, que é a terceira maior empresa do setor no Brasil, que sofrem com o atraso nos pagamentos e a falta de fornecimento de ração.
 
Na manhã desta terça-feira, 11/01, acontece um encontro com membros da União Brasileira de Avicultura e da Fetag -Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, a fim de discutir a questão.
 
Turra afirma que a Uba-Abef apoia a classe e busca resolver o problemas, mas afirma que a função da associação é abrir mercado e fortalecer a produção, sem saber os lucros das empresas.
 
A Doux Frangosul emprega mais de vinte mil pessoas e possui quase três mil integrados. São quinze fábricas no Rio Grande do Sul e treze em Mato Grosso do Sul. Desde a crise de 2009, que atingiu o mundo todo, a empresa não está conseguindo superar.
 
Foi entregue na tarde da segunda-feira, dia 10/01, um ofício para a empresa Doux Frangosul com o aviso da suspensão do alojamento de frangos por parte dos produtores. Mas de 100 produtores aderiram à paralisação na região do planalto, sem contar com os criadores de Montenegro que também se juntaram ao grupo da região.

 

 

 

 

En Porto Alegre

12 de junho de 2011

 

 

 

  

+ INFO

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905