doux

  

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

 

 

Brasil│FRIGORÍFICOS│FTIA-RS

Oficina Internacional da Doux

 

 

 

Quem Somos

 

Em 1943, reuniu-se em Porto Alegre um grupo de lideranças sindicais com o objetivo de unir forças em uma única entidade.

 

Iniciava ali a história da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA-RS), reconhecida, em 5 de março de 1945, através dos Estados dos Assuntos do Trabalho, Indústria e Comércio.

 

A história é construída a partir da memória coletiva de um grupo e contada pelas forças dominantes em determinado momento histórico. Revelar a história das lutas dos trabalhadores, omitida dos livros oficiais, é fundamental para compreender o que somos hoje.

 

Ao longo dos últimos 66 anos, a FTIA-RS tem ocupado um papel fundamental no cenário político-econômico do Rio Grande do Sul, do Brasil e até do mundo.

 

Resgatar a trajetória das lutas e conquistas da FTIA-RS é valorizar a história da classe trabalhadora e do movimento sindical gaúcho.

 

Presença da Doux Frangosul

 

No Rio Grande do Sul, a empresa Doux Frangosul possui três unidades de produção e abatedouro avícola, nos municípios de Passo Fundo e Montenegro. Já na cidade de Caxias do Sul o abatedouro é de suínos.

A empresa tem parceria com 2,2 mil criadores integrados de frangos e suínos no Estado.

 

Dificuldades

 

Na unidade de Caxias (suínos), as dificuldades enfrentadas são: Atraso no recolhimento de depósito do FGTS, não cumprimento do Plano de Lucros e Resultados (PLR) estabelecido na convenção coletiva, gerando várias ações na Justiça. Atraso no pagamento de integrados e transporte. Finalmente, o acordo de 2011 ainda está pendente.

 

A direção da Doux Frangosul (avícola) de Montenegro tem uma postura bastante intransigente, que não foge da realidade das demais unidades do Rio Grande do Sul.

 

Usa de artimanhas forçando o fechamento do acordo coletivo com índice de reajuste abaixo das empresas avícolas consideradas “pequenas”, explorando seus trabalhadores ao não recolher o FGTS e ao atrasar os pagamentos dos integrados (100 produtores de frango).

 

Motivos que levaram os trabalhadores a realizar várias mobilizações e protestos na frente do portão da empresa.

 

 

 

Em Porto Alegre, Cairo Fernando Reinhardt

Presidente da FTIA/RG

Rel-UITA

 

 

 

  

+ INFO

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905