compañías

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoNestlé                   

Nicaragua

 

"Temos que apoiar e fortalecer o nosso Sindicato " 

 

Galería Fotográfica

 

 

Durante a Assembleia Geral realizada na cidade de Matagalpa, o Sindicato dos Trabalhadores de Produtos Lácteos SA (SINPROLAC) reafirmou o seu firme compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas e sindicais, enfatizando a necessidade de que todos os filiados participem ativamente do fortalecimento do Sindicato. Os participantes também ressaltaram a importância de terem se filiado à UITA, como instrumento essencial de apoio e denúncia.

 

Diante da presença maciça de filiados e filiadas, o secretário-geral em final de mandato do SINPROLAC, Félix Rizo, lembrou a origem do Sindicato, destacando as batalhas travadas em 33 anos de existência.

 

"Eram tempos difíceis. Os trabalhadores não tinham direitos e eram constantemente explorados. Diante desta situação, começaram a criar as condições para formar um sindicato, desafiando a repressão da ditadura de Anastasio Somoza.

 

A ditadura e os empregadores não concebiam a ideia de que os trabalhadores pudessem defender os seus direitos - lembrou Rizo -.Éramos rotulados de "comunistas", nos reprimiam, desapareciam com os sindicalistas.

 

No entanto, nunca conseguiram nos tirar a coragem de lutar. Conseguirmos fundar o SINPROLAC e aqui estamos, representando dignamente a classe trabalhadora", afirmou sob aplausos.

 

Rizo enumerou os resultados de gestão sindical ao longo de 2010 e os desafios futuros, entre eles a introdução da pauta de reivindicações e a negociação para renovar o Convênio Coletivo, que expira em janeiro de 2011.

 

"Aqui, na fábrica da Nestlé (Companhia Centro-Americana de Produtos Lácteos SA –PROLACSA) há um Sindicato e uma Junta Diretora que lutam por nossos interesses, para manter a negociação coletiva", disse Benigno López, filiado à SINPROLAC.

 

Temos de fortalecê-los e mantê-los vivos. Temos que nos envolver, levantar a bandeira sindical, porque se o sindicato morrer, morrem também todas as reivindicações sociais", disse López.

 

Nestlé viola os direitos

 

Durante o transcurso da assembléia, vários filiados ao SINPROLAC tomaram a palavra para denunciar os abusos cometidos pela transnacional suíça, incluindo os maus-tratos e o desrespeito aos trabalhadores, assim como mudanças caprichosas em fatores de aplicação do cálculo do décimo terceiro salário e o trabalho noturno para as mulheres com mais de seis meses de gravidez.

A ditadura e os empregadores não concebiam a ideia de que os trabalhadores pudessem defender os seus direitos - lembrou Rizo.Éramos rotulados de "comunistas", nos reprimiam, desapareciam com os sindicalistas. No entanto, nunca conseguiram nos tirar a coragem de lutar. 

 

Além disso, eles se concentraram na urgente necessidade de o Ministério do Trabalho (MITRAB) garantir o resultado da inspeção realizada em Junho de 2010, na qual as irregularidades da Nestlé foram comprovadas.

 

"A Inspeção Regional do Trabalho retornou à empresa e constatou que a empresa descumpria a primeira resolução. O que agora estamos pedindo é uma decisão definitiva e firme, para poder continuar com a denúncia junto aos tribunais ", disse Rizo.

 

A atividade também contou com a presença de Marcial Cabrera, secretário-geral da Federação Unitária de Trabalhadores da Alimentação da Nicarágua (FUTATSCON), que levou aos presentes as saudações de solidariedade da UITA.

 

"Parabenizo todos os membros da SINPROLAC pela decisão de se filiarem à UITA. Vocês trabalham para a Nestlé, a maior empresa de alimentos do mundo. Uma transnacional que se aproveitará de toda fraqueza que o Sindicato apresentar, para solapá-lo. (MINAR, ARRUINAR?).

 

Temos que trabalhar com muita sabedoria, com grande habilidade, porque estas empresas transnacionais não estão interessadas em que existam sindicatos que velem pelos interesses dos trabalhadores, já que é às custas do suor da sua gente que eles obtêm o seu lucro.

 

Diante desta situação e do iminente processo de negociação de novo Convênio Coletivo, saibam desde já, que vocês não estão sozinhos e que terão o apoio integral da UITA e da Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Nestlé (FELATRAN)", concluiu Cabrera.

 

No encerramento da atividade, foram eleitos os novos membros da diretoria, sendo confirmados nos cargos a maioria dos diretores que haviam terminado seu mandato, incluindo o secretário-geral Félix Rizo.

 

 

  

Em Metagalpa, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

10 de ezembro de 2010

 

 

 

 

Foto: Giorgio Trucchi

 

artículos relacionados 

17-11-2010  Nicaragua | Nestlé  Versión en ESPAÑOL  Versão PORTUGUÉS  english version
SINPROLAC denuncia maltrato y recorte de salarios
Trabajadores piden a las autoridades del Trabajo agilizar resolución contra la transnacional suiza  Rel-UITA | Giorgio Trucchi

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905