Honduras

O STIBYS declara greve na SABMiller

Contagem regressiva:
A greve começa no dia 11 de janeiro

 

Depois de mais de um ano e meio de infrutíferas negociações durante as quais, fazendo jus à sua reputação de empresa anti-sindical, a SABMiller manteve um comportamento sinuoso e contraditório, o STIBYS finalmente vai entrar em greve.

 

Na sexta-feira passada, 28 de dezembro de 2007, uma delegação do Sindicato de Trabalhadores da Indústria das Bebidas e Similares (STIBYS), acompanhada por uma representação da Inspeção do Trabalho, fez-se presente diante das portas da Cervejaria Hondurenha S.A. para entregar oficialmente a declaração de greve.

 

Argumentando que não havia na fábrica nenhum funcionário com hierarquia suficiente para receber um documento desse tipo, a empresa negou-se, durante o dia inteiro, em receber as delegações, apesar delas permaneceram no lugar toda a manhã e toda a tarde.

 

Como conseqüência, a Inspetoria do Trabalho intimou a empresa a comparecer ao seu escritório na manhã de quarta-feira 2, porém a Cervejaria não se apresentou, e portanto a Inspetoria instruiu a Polícia para que acompanhasse a delegação sindical e obrigasse a SABMiller a receber o comunicado de declaração da greve.

 

Tal extremo não foi finalmente necessário já que a empresa, “misteriosamente” advertida do que ocorreria, telefonou para o Ministério do Trabalho anunciando que receberia os sindicalistas às 15 horas desse mesmo dia. Nessa tarde, então, a Cervejaria Hondurenha foi informada oficialmente de que, respeitando o prazo mínimo de seis dias de aviso prévio exigidos pela lei, no próximo dia 11 de janeiro será iniciada a greve. A empresa não tinha mais alternativa a não ser dar entrada no documento, mas continuou argumentando que o Sindicato ainda não tinha cumprido com todas as exigências legais para declarar a greve. Agora, a empresa tem 48 horas para responder à Pauta de Reivindicações apresentada pelo STIBYS.

 

Na manhã da quinta-feira 3, o STIBYS realizou uma conferência de imprensa onde estavam presentes os principais meios de comunicação hondurenhos, apresentando para a opinião pública as razões e o processo pelo qual se chega a esta indesejada situação, responsabilizando a SABMiller do inevitável desabastecimento que afetará o mercado local.

  

 

Rel-UITA

           4 de janeiro de 2008

 

 

 

artículos relacionados

21-12-2007   Honduras
Fundamentos y reivindicaciones de la huelga en SABMiller
El STIBYS establece los fundamentos y lineamientos legales de la declaratoria de huelga, y enumera las reivindicaciones planteadas

 

  Huelga en SABMiller  +  Información

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905