Brasil

 
25º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo

OAB/RS e Movimento de Justiça e Direitos Humanos

Entregam XXV Prêmio Direitos Humanos
de Jornalismo nesta quarta-feira

 

Será realizada nesta quarta-feira (10) a cerimônia de entrega do XXV Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na sede da OAB/RS (Rua dos Andradas, 1261, 9º andar), às 20h.

 

O prêmio é promovido pela OAB/RS, pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH), e pela Secretaria Regional Latino Americana da UITA – União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação, Agricultura e Afins – com o apoio da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC/RS) e da ARFOC/Brasil.

 

Durante a cerimônia, serão homenageados o advogado, ex-presidente e membro nato da OAB/RS Justino Albuquerque Vasconcelos e o ex-presidente da Assembléia Legislativa do RS Carlos Giacomazzi.

 

Instituído em 1984, o Prêmio Direitos Humanos visa estimular o trabalho dos profissionais do jornalismo gaúcho na denúncia de violações e na vigilância de respeito aos direitos humanos. Este ano, o evento aborda os “60 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem: em busca da Justiça”.

 

A premiação será distribuída entre as categorias Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Charge, Rádio, Televisão, Jornalismo Online, Crônica e Acadêmico. A comissão julgadora concederá, excepcionalmente esse ano, o Prêmio Direitos Humanos ao melhor trabalho inscrito em qualquer categoria sobre a temática “60 anos da Declaração dos Direitos do Homem”.

 

Foram recebidas 21 inscrições na categoria Rádio, 12 na categoria Charge, 18 na categoria Acadêmico, 10 na categoria Imagem de Televisão, 50 na categoria Televisão, 43 na categoria Reportagem, 48 na categoria Fotografia, 15 na categoria Crônica e seis na categoria Online.

 

Os critérios utilizados pela comissão julgadora para a escolha dos premiados foram os seguintes: qualidade do texto ou da imagem, investigação original dos fatos, profundidade no tratamento da informação, abordagem de temas socialmente relevantes e valores éticos profissionais refletidos no trabalho.

 

Jornal da Ordem

10 de dezembro de 2008

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905