Colômbia

 

EN DIÁLOGO

 

Com Sonia Judith Vásquez

Apesar dos compromissos assumidos pelo

governo, as ameaças de morte e perseguições não param na Colômbia

 

Sonia Judith Vásquez trabalha como advogada em Cartagena e foi recentemente alvo de várias ameaças de morte. Por mais que o governo insista em que os tempos mudaram, dar assessoramento aos sindicatos e organizações de Direitos Humanos continua sendo uma tarefa extremamente arriscada.

 

-Quando começaram as ameaças?
-No dia 28 de dezembro de 2010 recebi uma ameaça por telefone à qual não dei importância. A seguir, no dia 23 de janeiro deste ano, voltei a receber ameaça semelhante e, em 5 de abril, isto se repetiu quando deixaram um texto no meu celular.

 

-Qual era a mensagem?

-Que já sabiam onde eu trabalhava e ameaçavam o meu marido e os meus filhos se eu não deixasse os casos nos quais estou trabalhando. Estas ações vêm juntas da perseguição que sofro quando sujeitos de moto passam em frente da minha casa e, segundo os vizinhos, ficam olhando para ode eu moro insistentemente.

 

-Você trabalha para vários sindicatos e também para a Fundação Manos Muertas?
-Dou assessoramento para sete sindicatos:
Sintratucar, Astrinal, Sinaltrainal, Sinaltrametal, Sintralimenticia, Sinaninal y Ustrial. Eu também sou defensora dos Direitos Humanos através da Fundação Manos Muertas, que defende, especialmente, as mulheres vítimas das péssimas condições de trabalho que imperam em diversas empresas em Cartagena.

 

Portanto, não é fácil saber qual é o caso que tanto irrita e de onde provêm estas ameaças.

 

-Mas vários dirigentes sindicais foram ameaçados ultimamente.

-Exatamente.

 

-Uma situação muito preocupante ...

-Muito. E como eu fiz a denúncia para a Promotoria, o Estado colombiano não pode perder de vista o recente compromisso assumido pelo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, com o governo dos Estados Unidos, quando se comprometeu a dar garantias para o desenvolvimento, a defesa e a promoção dos Direitos Humanos e da atividade sindical.

 

 

Gerardo Iglesias

Rel-UITA

2 de maio de 2011

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

Volver a Portada

 

 

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905