Brasil

 

Preso o Coronel torturador uruguaio

 Manuel Cordero

 

 

O coronel uruguaio (R) Manuel Cordero, acusado de violações aos direitos humanos  em seu país e na Argentina, durante as infames ditaduras militares que assolaram estes dois países, foi preso na tarde desta segunda-feira, em Sant'Ana do Livramento.

 

 

 

 

A ordem de prisão foi emitida pelo ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal. Manuel Cordero foi transportado para Porto Alegre, pela Polícia Federal. Ele sofre prisão administrativa decretada pelo Supremo Tribunal Federal, que deve decidir sobre o pedido de sua extradição para a Argentina, onde está sendo processado pelos crimes cometidos no centro de tortura conhecido como Automotores Orletti (em Buenos Aires). Neste centro aconteceu um dos grandes momentos de colaboração das forças repressivas do Cone Sul, na chamada Operação Condor. Manuel Cordero é implicado no seqüestro e tortura de Sara Rita Mendez e no rapto de seu filhinho, um bebê de poucos dias.

 

Sara Rita Mendez, somente há pouco tempo, foi identificar o filho perdido o jovem Simon Riquelo. Cordero também está implicado no seqüestro, translado para o Uruguai, prisão, tortura, assassinato e sumiço de María Claudia García Irureta de Gelman. Ela era a nora do poeta argentino Juan Gelman, que teve o filho assassinado sob tortura em Automotores Orletti. Maria Claudia, apesar de argentina, foi levada grávida para o Uruguai. Ela deu à luz no cativeiro a uma menina, e logo em seguida foi executada pelos repressores, entre eles Manuel Cordero. Ele também é acusado pelo assassinato político do senador uruguaio Zelmar Michelini.

 

Um diplomata argentino em Brasília afirmou que o militar será extraditado para a Argentina, onde é acusado de cometer vários crimes. O coronel Manuel Cordero também é acusado de haver participado do assassinato de Hector Gutierrez Ruiz, ex-presidente da Câmara dos Deputados do Uruguai. O crime foi cometido em Buenos Aires. Na tarde desta segunda-feira a vice-ministra de Relações Exteriores do Uruguai, Belela Herrera, telefonou a Porto Alegre, para cumprimentar Jair Krischke, secretário geral do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, pelos esforços que desenvolveu, durante dois anos, para que Manuel Cordero finalmente seja levado às barras dos tribunais para responder pelos crimes contra a humanidade que praticou.

 

Em Porto Alegre, Jair Krischke*

28 de fevereiro de 2007

 

* Secretario General del Movimento de Justiça e Direitos Humanos

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905