Brasil

 

Uruguai teria pedido invasão brasileira

 

  

 

Revelação foi feita por ex-chefe do Estado-Maior do III Exército em entrevista à TVCOM ontem à noite

 

O temor da vitória da esquerda nas eleições presidenciais no Uruguai em 1971 levou o governo do país vizinho a pedir que o Brasil preparasse tropas para invadir seu território. A revelação foi feita ontem pelo general Ruy de Paula Couto, 90 anos, no programa Histórias, da TVCOM.

Chefe do Estado-Maior do III Exército (hoje Comando Militar do Sul), Ruy viajou ao Uruguai no início da década de 70 cumprindo ordens do então presidente Emílio Médici. O general já havia sido adido militar no país e era amigo do então ministro da Defesa uruguaio, general Cesar Borba.

- Sabe a história de que o Brasil queria invadir o Uruguai ? Balela. Os uruguaios é que pediram, queriam saber se podiam contar com o apoio do Brasil - disse ontem o general.

De acordo com o militar, o então presidente uruguaio Jorge Pacheco Areco queria ajuda brasileira para, primeiro, organizar um serviço de inteligência e, depois, se fosse o caso, invadir o país. O general garante ter havido instrução de tropas do III Exército para a invasão - que se tornou desnecessária com a derrota da esquerda.

- Não sei se a notícia de que o Brasil daria apoio ao governo teve influência nessa derrota - afirmou.

Para o secretário-geral do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, as revelações do general Ruy de Paula Couto são de "grande importância".

- Era um plano inusitado. É algo impensável em qualquer exército do mundo pedir ao exército de outro país que o invada - diz.

Papel do Brasil foi discutido com americanos


Segundo Krischke, o Movimento de Justiça e Direitos Humanos tem cópias de documentos secretos do governo americano - liberados recentemente - que revelam reuniões do presidente Médici com seu colega americano, Richard Nixon, e com o então secretário de Estado Henry Kissinger. Os principais temas dos encontros eram exatamente as eleições no Uruguai, a possibilidade de vitória da esquerda e o papel do Brasil no pleito.

As reuniões aconteceram em dezembro de 1971, um mês após as eleições, mas ainda antes da revelação do resultado.

 

José Mitchell

RBS TV

15 de janeiro de 2007

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905