Brasil

¡Basta de violencia en el campo!

Violencia cero en Pará

Atentado contra Elio Neves

INFORME CONTAC

 

  

 

 

 

 

 

PRESIDENTE DA FERAESP E DIRIGENTE DA CONTAC/CUT, ÉLIO NEVES É VÍTIMA DE ATENTADO EM ARARAQUARA-SP

 

O companheiro Élio Neves, presidente da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac/CUT) foi vítima de atentado na tarde de domingo (23) numa chácara em Araraquara, no interior paulista.

 

Conforme relatos de amigos que estavam presentes, dois motoqueiros encapuzados chegaram ao local. O carona desceu e dirigiu-se imediatamente até o sindicalista. Após um tiro certeiro na nuca, os dois fugiram do local. Élio foi encaminhado ao hospital, onde encontra-se em estado grave, mas estável.

 

A trajetória de Élio Neves é marcada pela luta em defesa da reforma agrária e dos assalariados rurais - como cortadores de cana e colhedores de laranja -, contra o trabalho escravo e infantil, e de combate aos gatos que intermediam a superexploração de mão-de-obra nas lavouras.

 

De acordo com Siderlei de Oliveira, presidente da Contac, Élio acabara de retornar de uma viagem ao Rio Grande do Sul, onde ajudava na organização dos assalariados rurais. "Estamos torcendo por Élio, companheiro que, além de grande lutador, é um grande amigo", destacou Siderlei, sublinhando a necessidade da mais ampla e rigorosa apuração dos fatos, "para que este atentado à organização sindical não fique impune".

 

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique se solidarizou com a família e os companheiros de Élio Neves neste momento difícil e assegurou que a entidade está mobilizada para garantir que se faça justiça e os criminosos não fiquem impunes.

 

Em nome da União Internacional dos Trabalhadores (UITA), Gerardo Iglesias resgatou o compromisso de classe demonstrado por Élio, seu destemor na luta contra os grandes usineiros e a necessidade da mais ampla e rigorosa investigação.

 

Leonardo Severo - CUT

 

 

 

 

 

TEM QUE ENVOLVER MINISTRO

 

Devido a gravidade do Caso e por se um atentado contra a organização sindical brasileira e contra um ser humano, a CONTAC já fez contato com o Ministério da Justiça solicitando ao Ministro Tarso Genro  a fim de colocar a polícia federal no caso, para que mais este crime envolvendo sindicalistas da área rural não venha ser mais um crime impune, declara o Presidente da Confederação Siderlei de Oliveira.

 

O Companheiro Siderlei,  outros diretores da CONTAC e o secretário da UITA para a América Latina, Gerardo Iglesias, estão se deslocando para Araraquara/SP afim de  acompanharem o caso de perto.

CONTAC

 

 

 

artículos relacionados 

24-8-2009   Brasil
Atentado contra Elio Neves
“Fue un intento de ejecución”
 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905