Brasil - Pará

Violencia cero en Pará

Campanha Internacional de Combate a Violência no Campo

 

Caso Dezinho - Vitória Judicial

9 anos de prisão para o assassino

 

 

Com Maria Joel Dias da Costa, “Joelma”

"Foi dado um enorme passo adiante, mas devemos continuar lutando pela verdade e justiça”

 

Foi condenado a 29 anos de prisão o assassino de Dezinho que, no momento de sua morte, era o presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará.  Este é um dos casos emblemáticos da campanha internacional “Chega de violência no campo! Corte este mal pela raiz!” que vem sendo promovida pela UITA e pela CONTAG.

 

Em conversa com SIREL, Joelma, a viúva de Dezinho, que atualmente ocupa a presidência do mesmo Sindicato que seu marido assassinado dirigia, expressou que “Esta não é a vitória definitiva, mas um enorme passo adiante nesta tremenda luta que levamos já se vão mais de seis anos. Este passo não dei sozinha e com minha família, mas também com muitos homens e mulheres que, na região, no Brasil e no mundo inteiro somaram suas forças conosco nesta luta por justiça e por verdade.

 

Temos que seguir adiante - assinalou Joelma-, porque este sentenciado de hoje foi apenas o braço executor do crime, mas ainda estão livres aqueles que mandaram assassinar, os que pagaram para levar a morte. Sabemos quem são eles e não descansaremos enquanto não forem julgados e condenados. Para isso, espero continuar recebendo o apoio de todos, especialmente de vocês da UITA, que sempre nos têm ajudado a conseguir muita solidariedade internacional, tão importante, tão essencial na resolução destes casos.

 

Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a grande corrente de solidariedade formada e para convocar todas essas pessoas, e muitas outras mais que possam e queiram, a contribuírem com o seu grãozinho de areia nesta luta, que não é apenas por Dezinho, meu querido companheiro assassinado, mas também por todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras rurais que estão sendo ameaçados e perseguidos no campo brasileiro”.

Carlos Amorín

© Rel-UITA

24 de novembro de 2006

Carlos Amorín

 

 

 

 

 

Rondón do Pará

Assassino de sindicalista

pega 29 anos de prisão

 

 

Essa foi a sentença que condenou, na noite desta segunda-feira (13), o pistoleiro Wellington de Jesus da Silva, acusado de assassinar em 2000 o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondom do Pará, José Dutra da Costa, o Dezinho.

 

A sensação de parentes e amigos do sindicalista foi de alívio e justiça. Eles comemoraram abraçados a decisão proferida no Tribunal de Justiça do Pará. A luta agora é para punir o suposto mandante do crime, o fazendeiro Décio José Barroso Nunes, o Delsão, e os dois homens acusados de contratar o pistoleiro. Ainda não há data prevista para os envolvidos irem a julgamento.

 

Segundo a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais e vice-presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmem Foro, a condenação representa sinal positivo de que a Justiça começou a ser feita no Pará. “Essa tendência começa com a eleição da nova governadora, Ana Júlia Carepa, quando quebramos o império do PSDB de 12 anos no estado. A pressão popular foi significativa para que o réu fosse condenado com a pena máxima de 29 anos”, explicou.

 

Na opinião de Carmem, a avaliação do movimento sindical é de que apenas começou a caminhada de vários julgamentos que virão a seguir. “Sempre vamos entender que será decisiva a presença da população e do movimento sindical no dia a dia de pressão para os processos irem a julgamento. No caso de Dezinho, só foi julgado o pistoleiro. Ainda vamos ter de brigar para que o mandante do assassinato do companheiro vá a julgamento.”

 

Ainda não há previsão do julgamento do mandante. Segundo Carmen, isso vai depender do movimento que será feito. “É de vital importância que nós tenhamos muita solidariedade para com a Maria Joel, viúva de Dezinho, que nos últimos dias sofreu muitas pressões. Estamos percebendo também que no Pará está havendo reação ofensiva do latifúndio, em torno da mudança de governo, pois eles sabem que haverá postura do governo do estado com a questão da reforma agrária”, concluiu.

Arnaldo Júnior
Agência CONTAG

 

 

 

 

 

  

 

más información

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905