Brasil

Violencia cero en Pará

Campanha Internacional

de Combate a Violência no Campo

 

Pistoleiros matam um e ferem seis trabalhadores rurais no Pará

 


Mais um ato de violência no campo aconteceu nesta segunda feira (4/12) no município de Cumaru do Norte, sul do Estado do Pará, quando um grupo de pistoleiros assassinaram um e feriram seis trabalhadores rurais que estavam acampados na Fazenda Estrela de Maceió. O crime contra os trabalhadores aconteceu numa estrada de acesso ao acampamento.

No local estão acampadas mais de 300 famílias que aguardam há mais de dois anos a desapropriação da fazenda, por parte do Incra.  Segundo a diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará que também preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Redenção Lucileide Souza Bezerra, os sindicalistas já denunciaram a violência ao Incra, a Ouvidoria Agrária e a Policia Federal e Militar do Pará.

Setores da sociedade civil, como a igreja e sindicalistas estão a caminho da região para acompanhar as apurações. Este é mais um caso que abala a credibilidade do Brasil no combate a violência no campo. O Pará é o estado campeão neste tipo de agressão aos trabalhadores rurais. Ainda segundo Lucileide Bezerra, em outubro o Incra esteve na fazenda para vistoriar a área e verificar se a mesma pertence a União. "Depois disso nada aconteceu, a culpa de tudo isso é  a burocracia do Incra", denuncia a sindicalista.


Agência CONTAG

6 de dezembro de 2006

 

 

 

 

más información

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905