Enviar este artículo por Correo Electrónico    B R A S I L

 

Campanha Internacional de Combate
à Violência no Campo

REPERCUSIONES

en la prensa

 

Fetagri exige o fim da impunidade no campo

Grito da Terra lançará um apelo internacional

contra as mortes no campo

 

A Federação de Trabalhadores de Agricultura (Fetagri) do Pará lançará esta semana, no Hotel Sagres, nos dias 30 e 31, uma campanha internacional de combate à violência no campo, durante o Seminário de Política e Reforma Agrária no Pará, que terá como tema 'Política e Ações Territoriais'. De acordo com o presidente da Fetagri, Carlos Augusto Santos Silva, nos últimos 20 anos 590 trabalhadores da agricultura foram assassinados no Estado, com destaque para as regiões sul e sudeste paraenses.

 

O problema é que boa parte desses assassinatos não terá a menor chance de ir sequer a um tribunal. Em pelo menos 80% dos casos não foram feitos boletins de ocorrência ou abertos inquéritos policiais para apurar os assassinatos, impossibilitando a prisão e o julgamento dos assassinos. No entanto, uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJE), desembargador Milton Nobre, fará com que um levantamento aprofundado seja feito com relação aos casos em que foram abertos os inquéritos policiais e os autores foram denunciados à Justiça. 'A decisão do presidente do TJE é louvável porque mostra que hoje as coisas começaram a mudar. O TJE vai constituir uma comissão que terá advogados da Fetagri, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da Contag (Confederação de Trabalhadores na Agricultura), da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e da Sociedade Braisleira em Defesa dos Direitos Humanos, além de um grupo técnico do próprio TJE', disse Silva.

 

Dos 590 casos de assassinato, pelo menos em 109 deles haverá um julgamento. Para Carlos Augusto Santos Silva, esta iniciativa do TJE fará com que a campanha internacional de combate à violência no campo ganhe força. Além da Fetagri, a campanha terá apoio total da Contag e da União Internacional de Trabalhadores da Alimentação e Agricultura (Uita). A Fetagri está presente em 142 municípios do Pará, por meio dos sindicatos de trabalhadores rurais. O setor detém hoje cerca de 500 mil famílias nesta frente de trabalho. A campanha que será lançada no Pará já foi anunciada em Porto Alegre. O mesmo será feito em todas as capitais brasileiras a partir de agora, começando por Belém.

 

De acordo com Carlos Augusto Santos Silva, a campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para que se estabeleçam políticas de combate à violência no campo, à grilagem de terras e aos descumprimentos da legislação. A campanha será lançada em vários municípios considerados pólos, como, por exemplo, Santarém, Marabá, Itaituba, Redenção e Parauapebas. 'Precisamos do apoio da Justiça nesta campanha. O Pará não pode mais virar notícia por conta de conflitos agrários', destacou Silva.

 

 

 

más información

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905