Enviar este artículo por Correo Electrónico    B R A S I L

 

Campanha Internacional de Combate
à Violência no Campo

REPERCUSIONES

en la prensa

 

Agência Opinião

Fetagri ocupa prédio do INSS

   Ação aconteceu na manhã de ontem como estava previsto pela direção da Fetagri

 

 

Como estava previsto, na manhã de ontem cerca 500 trabalhadores rurais ocuparam as instalações da Agência da Previdência Social de Marabá (APS). Os manifestantes são ligados a Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura (Fetagri), regional sudeste do Pará, e Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) da região.

 

A mobilização trouxe caravanas de vários municípios do sul e sudeste do Pará, cujo pessoal montou acampamento na Praça do Mogno, em frente ao prédio da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A manifestação está acontecendo também em outros municípios do Pará e visa chamar a atenção da Superintendência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para uma série de demandas na área agrícola que não estão sendo atendidas pelo órgão federal. Em Tucuruí, a agência local também está invadida desde anteontem por cerca de 400 colonos.

 

A reclamação unânime é que vários processos de aposentadoria de milhares de trabalhadores rurais, estão emperrados. De acordo com dados da Fetagri, 1.715 processos estão represados, 2.905 foram indeferidos pelo órgão, há 263 recursos na esfera da Justiça Federal, enquanto 366 processos não obtiveram qualquer resposta por parte da direção do INSS. Cansados de esperar por uma definição, os trabalhadores resolveram invadir o prédio do órgão.

 

Para Francisco Di Assis Solidade, coordenador da Fetagri para o sudeste do Pará, outros pontos estão pautados para serem discutidos com a direção nacional da instituição previdenciária. Uma das reivindicações é que a sede do INSS de Marabá seja transformada em Superintendência Regional, pa-ra melhor atender a demanda. Contratação de mais pessoal para as três agências da região (Marabá, Parauapebas e Tucuruí), contratação de médicos para a realização das perícias, acertar a vinda de uma força tarefa para Marabá para desrepresar os processos, criar agências em Rondon do Pará e São Domingos do Araguaia, entre outras reivindicações.

 

Entre as pessoas contrariadas com o INSS está o colono Expedito Pinheiro, que tem lote no Assentamento Castanhal Araras, município de São João do Araguaia. Ele reclama que há muito tempo vem tentando sua aposentadoria, mas seu processo esbarra no problema da perícia médica. Expedido denuncia que o órgão exige a perícia, mas não contrata médicos para a realização do serviço.

Eurides Cabral Rosa, 58 anos, que mora na zona rural de Eldorado do Carajás, vive o mesmo drama. Ela também vem lutando há três anos pela sua aposentadoria rural, mas nunca recebeu qualquer posicionamento por parte do INSS em relação ao seu processo. 'Por isso estou aqui, para ajudar nessa mobilização', disse Eurides Cabral.

 

Sanfona - Ontem não teve qualquer tipo de expediente na sede da Agência da Previdência Social (APS). A entrada principal está sendo controlada pelos colonos, que não permitiram a entrada de nenhuma pessoa que estivesse buscando os serviços do órgão. Somente servidores da Agência tiveram acesso ao prédio.

 

O salão de atendimento ao público foi totalmente tomado pelos manifestantes, que transformaram o saguão em 'clube de forró'. Um sanfoneiro deu o tom, levando vários casais a dançar animadamente. A ocupação é por tempo indeterminado, informou Di Assis

 

MARABÁ
Agência Opinião

 

 

 

 

más información

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905