internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Com Laureano Cuerdo

Urge aumentar a pressão

sobre o governo de fato
 

Laureano é o encarregado das relações com as centrais da América Latina das Comissões Obreiras (CCOO), um conhecedor da região. Sirel obteve a sua análise sobre a ruptura da democracia em Honduras.

 

-Como você recebeu a notícia do Golpe de Estado em Honduras?

-Foi uma comoção, porque quando todos pensávamos que essa era uma etapa já superada e a democracia parecia ter se instalado definitivamente na América Latina, este golpe de Estado nos deixou, a todos nós democratas, bastante surpresos e muito indignados.

 

-Lembro-me bem da mobilização que as CCOO realizaram na Espanha contra o golpe de Estado, pois eu estava lá.  Mas, você acredita que as pessoas comuns na Espanha sabem a real dimensão do que aconteceu em Honduras e do perigo que este golpe representa?

-Acredito que não, apesar de terem acompanhado  bastante os acontecimentos pelos meios de comunicação. O perigo é este golpe se transformar em um precedente, justamente numa região onde os militares não são os militares democratas que existem em outras partes do mundo. Portanto, é muito delicado que a direita e os militares cheguem a pensar que podem dar um golpe de Estado e que não acontecerá nada.

 

-Você é um assíduo leitor de nosso Sirel, Qual o seu parecer sobre o trabalho que o nosso correspondente especial Giorgio Trucchi está realizando em Honduras?

-Muito positivo. Porque, aliás, vocês são uma das organizações sindicais que estão continuamente fornecendo informações, e isso é muito importante porque são muito poucos os meios que temos. Felizmente, não houve detenções em massa e está sendo possível se comunicar com os líderes sindicais. É muito positiva a cobertura que vocês estão fazendo.

 

-Você quer acrescentar algo mais?

-Quero dizer que é necessário que haja mais pressão sobre o governo de fato. É necessário fazer um pouco mais do que já está sendo feito.

 

Em Tegucigalpa, Gerardo Iglesias

Rel-UITA

13 de agosto de 2009

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

Producción periodística: Lucía Iglesias

+ INFORMACIÓN

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905