internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Atentado homicida contra a família do vice-presidente do STIBYS

Nota da Rel-UITA

ao presidente de Honduras 

 

 

Regional Latinoamericana
Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,
Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines (Rel-UITA)


   

Comité
Ejecutivo
Latinoamericano:


Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vicepresidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Héctor Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colombia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colombia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretario Regional

 

Montevidéu, 11 de junho de 2010

 

Exmo. Sr.

Presidente da República de Honduras

Porfirio Lobo Sosa

 

Senhor Presidente,

 

Com profunda indignação recebemos a informação do assassinato em plena rua de Oscar Molina, cunhado de Porfirio Ponce, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Similares (STIBYS), filiado à UITA.

 

Na tarde de quinta-feira passada, dia 10 de junho, enquanto Oscar Molina parava em um semáforo, em plena luz do dia, em um cruzamento repleto de transeuntes,  dirigindo o carro no qual também viajavam a sua esposa, Griselda Ponce, e o seu sogro, Porfirio Ponce (pai de Griselda), dois homens desceram de um automóvel e deram 42 tiros contra estas três vitimas indefesas. Oscar Molina morreu no local, enquanto Griselda e Porfirio ficaram feridos e estão atualmente recebendo tratamento médico.

 

Segundo o Comitê de Familiares de Detidos e Desaparecidos de Honduras (COFADEH) mais de 700 violações dos direitos humanos -incluindo doze assassinatos- é o resultado do monitoramento realizado no período de 30 de janeiro a 28 de maio de 2010. E são mais de 9 mil as violações registradas desde o golpe de Estado e 544 os "incidentes" contra os defensores dos direitos humanos.

 

Estes trágicos e lamentáveis dados vêm crescendo, desde a data do fechamento do relatório até os dias de hoje. Tal é a intensidade com que Vossa Excelência, seu governo e a sua elite econômica, bem representada e defendida, reprimem um povo que resiste heroicamente a ser novamente jogado no esgoto da história.

 

Recentemente, denunciamos as ameaças de morte que vem recebendo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Afins (STIBYS) e membro do Comitê Executivo Mundial da UITA, o companheiro Carlos H. Reyes, também dirigente da Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP).

 

Este terrorismo de Estado é executado por grupos armados articulados com o aparato estatal e sob o seu mando pessoal, que gozam de uma total e completa impunidade por parte da Polícia e da Justiça de Honduras, submetidas há décadas a um punhado de poderosos que mantêm todo o país sob sua tirania.

 

Uma vez mais, e incansavelmente, dirigimo-nos a Vossa Excelência para lhe informar que consideramos o senhor, direta e pessoalmente, responsável pelo que vier a ocorrer com os integrantes de nossas organizações filiadas e às suas famílias, bem como a todas aquelas pessoas que lutam para fazer prevalecer em Honduras a liberdade, a justiça e o respeito pelos direitos humanos.

 

Saibam os senhores que, mais cedo ou mais tarde, a justiça, a verdadeira, a que é igual para todos, tocará em suas portas para julgá-los pelo derramamento de sangue de um povo que simplesmente exige liberdade.

 

A UITA, junto com suas 375 organizações em 122 países, exige o fim deste massacre diário, e anunciamos que esses argumentos serão expostos em todos os fóruns e cenários internacionais onde Honduras tiver presença diplomática, econômica, política ou cultural.

 

O sangue e o sofrimento do povo hondurenho não ficarão impunes nem cairão no esquecimento.

 

Gerardo Iglesias

Secretário Regional da UITA

 

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

Rel-UITA

                  17 de junho de 2010

 

 

 

 

+ INFORMACIÓN

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905