internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Argentina - Honduras

Argentina - Honduras

Ambos os países expulsam

os seus respectivos embaixadores

 

Nos últimos dias, o governo argentino e o regime de fato em Honduras elevaram a tensão em suas relações diplomáticas. O ponto culminante foi a decisão de Micheletti de romper relações com aquele país. “Uma palhaçada - dizem em Buenos Aires –, porque a Argentina nunca reconheceu a esse senhor como Presidente de Honduras. Não poderia romper o que não existe”.

 

Durante sua recente visita ao Equador, o presidente Manuel Zelaya concordou com o chanceler argentino, Jorge Taiana, a quem solicitou a expulsão da embaixadora de Honduras na Argentina, Carmen Eleonora Ortez Williams, a qual havia feito declarações públicas apoiando o regime de fato de Roberto Micheletti.

 

Cristina Fernández, presidenta da Argentina, atendeu ao pedido de Zelaya e, na quinta-feira passada 13, através da Chancelaria, solicitou à embaixadora Ortez que “interrompesse imediatamente” o desempenho de suas funções e abandonasse o país.

 

No dia anterior, a presidenta Fernández havia cancelado o convite para que militares hondurenhos participassem da Conferência dos Exércitos Americanos, que se realizará em outubro em Buenos Aires, em virtude de sua ativa participação no golpe de Estado e na repressão contra a resistência popular.

 

Em resposta, na terça-feira passada 18, a Chancelaria de Roberto Micheletti comunicou que o governo havia decidido romper relações diplomáticas com a Argentina, concedendo um prazo de 72 horas ao pessoal diplomático para abandonar o país,  informando que, de agora em diante, as relações com a Argentina serão conduzidas pela embaixada de Honduras em Israel.

 

Em sua passagem pelo México, o chanceler argentino Taiana respondeu que o pessoal argentino não se retirará da representação diplomática em Tegucigalpa, uma vez que “nosso país reconhece como governo legítimo o do presidente Manuel Zelaya e não o atual governo de fato”. Acrescentou que, das legítimas autoridades de Honduras, não haviam recebido nenhuma comunicação relativa à expulsão do país.

 

 

 

 

Rel-UITA

          21 de agosto de 2009

 

 

 

+ INFORMACIÓN

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905