internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

URGENTE

O Exército e a Polícia ocupam a Rádio Globo e o Canal 36

Atentado contra a liberdade de expressão

 

 

Poucas horas depois da sua publicação, o Decreto Executivo que cerceia as liberdades individuais e coletivas dos hondurenhos já tem suas primeiras vítimas: as instalações da Rádio Globo e do Canal 36 (Cholusat Sur) foram ocupadas e os seus equipamentos apreendidos por fortes contingentes militares e policiais, que impediram a entrada dos procuradores que chegaram ao local e detiveram o pessoal dos meios de comunicação.

 

"Estava chegando à rádio quando ouvi o diretor fazer um chamado à população devido ao fato das forças militares estarem entrando nas instalações da Rádio Globo – contou ao SIREL o jornalista Carlos Paz, funcionário da rádio.
 
 

Estão cumprindo o Decreto emitido pelo governo de fato de Roberto Micheletti que determina o fechamento de todos os meios que davam espaço para a oposição ter voz unida na resistência contra o golpe de Estado.

 

Estamos preocupados –continuou Paz– porque não sabemos o que está acontecendo com o diretor David Romero nem com o pessoal que estava na rádio, quando o Exército chegou.

 

Eles levaram todo o equipamento, e tudo isso vai aumentar a repressão contra a liberdade de imprensa que é um princípio constitucional. Já sabemos que fecharam também o Canal 36 e estamos diante de uma verdadeira ofensiva das forças militares para silenciar todos aqueles que se opõem ao golpe”, concluiu Paz enquanto tentava se comunicar por celular com as pessoas que foram detidas nas instalações da rádio.

 

Sem essas vozes, o temor de milhares e milhares de hondurenhos é de que, nas próximas horas, surja uma escalada de repressão contra os opositores ao golpe de Estado.

 

 

 

 

Em Tegucigalpa, Giorgio Trucchi

Rel-UITA

29 de setembro de 2009

 

 

 

     Fotos: Giorgio Trucchi (Rel-UITA)

 

 

+ INFORMACIÓN

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905