internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Rel-UITA diante dos assassinatos e da escalada de violência
Nota de repúdio
ao golpista Micheletti

 

 

 

Regional Latino-Americana
União Internacional de Trabalhadores da Alimentação,
Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins
(Rel-UITA)


   

Comitê
Executivo
Latino-americano:



Presidente
Argentino Geneiro
UTHGRA
Argentina

Vice-Presidenta
Neuza Barbosa
CNTA
Brasil

Carolina Llanos
UATRE
Argentina

Hector Ponce
ATILRA
Argentina

Silvia Villaverde
FAOPCHPYA
Argentina

Alberto Broch
CONTAG
Brasil

Siderlei de Oliveira
CONTAC
Brasil

Luis A. Pedraza
UNAC
Colômbia

Guillermo Rivera
SINTRAINAGRO
Colômbia

Edwin Ranchos
FESTRAS
Guatemala

Gerardo Iglesias
Secretário Regional

 

 

Montevidéu, 15 de dezembro de 2009


Sr. Roberto Micheletti

 
 
Regional Latino-Americana da UITA sente a necessidade de expressar seu mais profundo repúdio à gestão do senhor no Poder Executivo, assaltado por sua pessoa, em cumplicidade com instituições públicas e grupos cívico-militares.
 
Destacamos a forte indignação que a violência ordenada pelo senhor produz em nós, utilizada para calar o povo que pacificamente expressava sua categórica oposição ao golpe de Estado de 28 de junho passado
.

 
Diferentes organizações 
de direitos humanos nacionais e internacionais estão denunciando a repressão sistemática contra pessoas e organizações que se opuseram ao golpe de Estado, a perseguição constante contra jovens e líderes da Resistência nos bairros e colônias da capital e em diferentes comunidades em todo o país, e contra os meios de comunicação que não estejam alinhados com a política golpista.
 
A repressão desatada, e pela qual algum dia o senhor prestará contas, custou muitas vidas, todas do lado daqueles que condenaram a sua traição.

 

Além disso, devemos considerar também a tática de terrorismo seletivo que o senhor determinou fosse executada, perseguindo e assassinando os opositores, tentando "limpar" o terreno antes de Porfirio Lobo assumir a presidência, buscando infundir um medo paralisante na sociedade hondurenha.
 
Pouco importa de onde surgiram estas práticas desprezíveis que são repugnantes a qualquer ser humano sensato. Pouco importa se são de cunho local ou importadas de outras recentes experiências repressoras no mundo. O que importa é que o senhor continua se banhando no sangue hondurenho, e que a história, cedo ou tarde, irá condená-lo como o pior dos assassinos: aquele que massacrou o seu próprio povo.

 

Em 6 de dezembro passado, na colônia de Villanueva, Tegucigalpa, cinco jovens da Resistência foram assassinados a sangue frio. No dia 11 de dezembro apareceu o corpo decapitado do senhor Santos Corrales Garcia, líder popular da Resistência, que havia sido sequestrado juntamente com outras quatro pessoas no dia 4 de dezembro passado.
 
Em 13 de dezembro passado, foi assassinado Walter Tróchez, defensor dos direitos humanos e do Movimento LGTTB (Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais). Ele recebeu tiros vindos de um carro no centro de Tegucigalpa. 


Na sexta-feira, 04 de dezembro, Tróchez tinha sido sequestrado e espancado brutalmente, conseguindo escapar da morte atirando-se do veículo. Durante seu sequestro, os agressores recriminaram a sua participação na Frente Nacional contra o Golpe de Estado
.

 

A Rel-UITA responsabiliza ao senhor, pessoal e diretamente, por estas e todas as mortes violentas ocorridas em Honduras, por motivos políticos, desde 28 de junho. E com o senhor, a todo o grupo de seguidores que o acompanharam nesta aventura militar, nessa nova “guerra suja " de extermínio.
 
Saiba que não ficaremos em silêncio enquanto o senhor e seus assassinos profissionais matam impunemente o povo hondurenho.

 
Nós erguemos aqui nossa voz, que não se calará até que cesse a brutal repressão contra a Resistência, e que o senhor e os outros responsáveis por este execrável período sejam submetidos a um tribunal imparcial da justiça, onde deverão responder pelos aberrantes atos, próprios dos que cometem perjúrio contra o seu povo.

 

 
Sem mais,
 
Gerardo Iglesias
Secretário Regional da UITA

 

 

C/c: Organización de Estados Americanos (OEA) | Amnistía Internacional │ Human Right │ Federación de Periodistas de América Latina y el Caribe (FEPALC)  │ Federación Internacional de Periodistas (FIP) │ Organización Internacional del Trabajo (OIT) │ Força Sindical Brasil │ Central Única de Trabalhadores (CUT - Brasil) │ PIT–CNT (Uruguay) │ Asociación de la Prensa Uruguaya (APU) │ Central Unitaria de Trabajadores (CUT - Colombia) │ Central General de Trabajadores del Perú (CGTP) │ Central de Trabajadores de la República de Panamá (CTRP) │  Confederación Sindical de las Américas (CSA) │ Confederación Sindical Internacional (CSI) │ U.S. Labor Education in the Americas Project (USLEAP)  │ Consejo de Educación de Adultos de América Latina (CEAAL) │ Central General del Trabajo (CGT–Argentina) │ Federación Internacional de Trabajadores del Textil, Vestuario y Cuero (FITTVC) Movimiento de Justicia y Derechos Humanos (MJDH – Brasil) │ Centro de la Mujer Perurana Flora Tristán │ Global Labour International (GLI-Suiza) │ Comisiones Obreras (CCOO-España) │ Unión General de Trabajadores (UGT-España) │ UITA – Secretaría General.

 

  

Wilson Ferreira Aldunate 1229 Ofic. 201, Montevideo, Uruguay

Tel: (5982) 9007473 - 9021048 / Fax: 9030905  -  uita@rel-uita.org

 

 

+ INFORMACIÓN

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905