internacional

Enviar este artículo por Correo Electrónico               

Honduras

Somos todos hondurenhos!

Declaração da UITA sobre o Golpe de Estado em Honduras

 

 

Unión Internacional de Trabajadores

de la Alimentación, Agrícolas, Hoteles,

Restaurantes, Tabaco y Afines


 

Somos todos hondurenhos!

 

Diante da confirmação de um Golpe de Estado em Honduras, a UITA, junto com suas 374 organizações filiadas em 120 países, condena energicamente esta anacrônica forma de autoritarismo, que pretende desconhecer a vontade popular expressada nas últimas eleições realizadas nesse país, e proclama seu total apego e veemente defesa da democracia como sistema de convivência política, social e econômica.

 

Além disso, denunciamos  com indignação a tentativa de sequestro de nosso companheiro Carlos Reyes, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Bebidas e Similares (STIBYS) e integrante do Comitê Executivo Mundial da UITA que, junto a outros dirigentes sindicais, participava de uma manifestação pacífica contra o Golpe de Estado.

 

Desde a última semana vínhamos advertindo que, em Honduras, a democracia estava sendo crescentemente ameaçada. Por isso, difundimos uma nota enviada ao presidente José Manuel Zelaya na sexta-feira passada, dia 26 de junho, na qual condenávamos a “ação sediciosa e golpista” contra o governo constitucional.

 

Ao mesmo tempo, solicitamos ao nosso correspondente na Nicarágua, Giorgio Trucchi, que viajou para Honduras, onde ainda se encontra e de onde vem nos informando de maneira permanente e de primeira mão todos os acontecimentos. A presença de Giorgio, além de ser um acompanhamento solidário de um representante de nossa Secretaria Regional e, portanto da UITA em seu conjunto, pretende romper o silêncio da censura que, como é característico, é imposta pelas ditaduras à mídia.

 

O grupo cívico militar, que no domingo 28 derrubou o presidente de Honduras José Manuel Zelaya, não só é um estorvo ideológico de um passado que pretende voltar a um “país das sombras”, mas que também está defendendo interesses econômicos bem terrestres, que se materializam em grandes grupos multimídia, enormes empreendimentos de mineração e agroindustriais, bancos e o sistema financeiro, indústrias maquiladoras e outras atividades.

 

As Forças Armadas hondurenhas estão participando desta aventura golpista com o pretexto de “evitar a polarização do país”, mas na realidade não hesitam em pisotear todas as leis, violar o ordenamento constitucional e colocar Honduras à beira de uma polarização ainda maior.

 

A UITA se une às vozes que, em todo o mundo, estão se erguendo para defender a democracia hondurenha, suas instituições legais, bem como o direito do seu povo de decidir livremente seu destino.

 

Expressamos também nosso total e irrestrito apoio às nossas organizações filiadas em Honduras, e lhes fazemos chegar nossa mão firmemente estendida em sinal de solidariedade e adesão.

 

Antecipamos nossa concordância com todas aquelas ações que visem restabelecer a legalidade e a ordem jurídica anteriores ao golpe militar do domingo passado, 28 de junho, e declaramos que continuaremos exigindo a plena vigência da democracia e das liberdades individuais e coletivas em Honduras.

 

Finalmente, responsabilizamos o governo ilegítimo de Roberto Micheletti pela segurança de nossos companheiros Carlos Reyes e Giorgio Trucchi, dos membros de nossas organizações filiadas e dos integrantes do movimento popular e sindical de resistência.  

 

 

 

 

                Gerardo Iglesias                                                     Ron Oswald

Secretário Regional UITA                                       Secretário Geral UITA

 

 

 

IUF - UITA - IUL

Unión Internacional de Trabajadores de la Alimentación,

Agrícolas, Hoteles, Restaurantes, Tabaco y Afines

8 Rampe du Pont Rouge, Petit Lancy, ch1213 Ginebra, Suiza

En Ginebra, UITA

Secretaría General

2 de julio de 2009

 

 

 

Fotos: Giorgio Trucchi

+ INFORMACIÓN

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905