Brasil

CONTRACS

Um ano sem Germano Quevedo

 

Há um ano, todos nós, deixávamos de conviver com a alegria, a generosidade e a genialidade de Germano.

 

 

Seu sindicato de origem, os Comerciários do Espírito Santo, escreveram um belo texto que revela o companheirismo e a paixão de Germano pela vida:

"Neste 23 de março completou um ano que nosso companheiro Germano de Quevedo se desligou dessa vida e partiu para uma nova dimensão, uma outra etapa espiritual, acreditam uns, ou cósmica, crêem outros.

“Porque o tempo é uma invenção da morte:

não o conhece a vida - a verdadeira -

em que basta um momento de poesia

para nos dar a eternidade inteira”,

Escreveu Mário Quintana, no poema “Ah, os relógios!”

Germano se despediu de todos nós quando ainda era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e em Serviços da CUT (Contracs/CUT). Candango, nasceu em Brasília mas radicou-se no Espírito Santo. Era funcionário da Rede de Supermercados Êpa/Boapraça. Em 1991, foi eleito presidente do Sindicomerciários/ES inaugurando o novo sindicalismo comerciário capixaba.

Um dos primeiros atos de Germano foi a compra da sede própria da entidade, na Rua Caramuru, centro de Vitória. Naquele local e sob sua gestão, o Sindicato seria palco do aprofundamento da discussão sobre a necessidade de implementar as deliberações aprovadas um ano antes, em 1990, pelo I Congresso Nacional dos Comerciários da CUT, realizado em Vitória, e que criaria o Departamento Nacional dos Comerciários da CUT (DNC-CUT). Criado para unificar nacionalmente a luta no ramo de atividades nos setores de comércio e serviços, o DNC-CUT, futura Contracs.

Germano também seria um dos responsáveis, em janeiro de 1993, em Vitória, pelo II Congresso Nacional dos Trabalhadores do Comércio da CUT (DNC-CUT), que aprovaria uma alteração significativa da nossa organização, avançando para o conceito de construção de ramo aglutinando comércio e serviços e transformando o Departamento em Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comércio e Serviços da CUT. Nascia, assim, a Contracs-CUT.

No ano seguinte, Germano ocupa a secretaria geral do Sindicato e, no mandato seguinte, secretário de Imprensa. Em 2000 foi para a Secretaria de Formação, quando foi eleito, há dois anos, presidente da Contracs, com sede em São Paulo. Por suas mãos fez-se surgir toda a organização dos trabalhadores comerciários naquilo que se transformaria na Contracs. Intuitivo, conhecia os meandros da alma comerciária, a cultura da categoria e os sentimentos desses trabalhadores.

Casado, 37 anos, deixou três filhos. Como último desejo, foi cremado e suas cinzas lançadas de um ultraleve sobre os céus do litoral de Vila Velha. De uma certa forma a cremação elimina o sentimento pesado da morte. Na medida em que faz com que nossos entes queridos simplesmente desapareçam, ao invés de morrer. Se pulverizem como pó e não restem mais corpo ou lápide ou cemitério. Apenas a lembrança.

Germano hoje é bem assim: apenas uma lembrança. Uma lembrança forte e presente. Um sindicalista histórico. Um exemplo na formulação da luta e organização dos trabalhadores. Um defensor apaixonado das teses de sua tendência política. Um dirigente indispensável na moderna organização sindical brasileira."
 

CONTRACS

22 de abril de 2005

 

  

   UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905