Brasil

Trabalho decente nas Américas e Caribe
é tema de reunião da OIT em Brasília

  

Brasília vai sediar a XVI Reunião Regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2 a 5 de maio. O encontro, que acontece pela primeira vez no Brasil, visa buscar caminhos para enfrentar a persistência do desemprego e a precariedade nas condições de trabalho. O tema central será a promoção do trabalho decente. Está confirmada a participação de delegações tripartites (representantes de governo, empregadores e de trabalhadores) de 35 países das Américas e do Caribe. Além dos países americanos, representantes da França, Holanda, Reino Unido, Portugal e Espanha estarão no evento.

 

O encontro vai abordar as políticas e ações concretas para criar uma Agenda Hemisférica para Geração de Trabalho Decente. A agenda toma por base as decisões da IV Cúpula das Américas, realizada em Mar Del Plata, Argentina, em novembro do ano passado. Nesse evento, chefes de estado e de governo dos países americanos aprovaram uma declaração política para a criação de trabalho decente, como forma de reduzir a pobreza e fortalecer a democracia.

 

A cerimônia de abertura, marcada para o dia 3, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do diretor-geral da OIT, Juan Somavia. O primeiro dia de evento será reservado ao credenciamento e às reuniões de grupos.

 

 

CONTAG

21 de abril de 2006

  

  

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905