Brasil

Balanço mostra que 2008

foi um ano de conquistas

 

As mulheres do campo e da floresta deram continuidade ao processo de planejamento e organização política em 2008. Essa é a avaliação da coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, ao fazer balanço das atividades do ano que passou.

 

Depois de participarem de uma das maiores mobilizações de mulheres do País, a Marcha das Margaridas 2007, as trabalhadoras rurais não deixaram que a luta em busca de direitos e de melhores condições de vida fosse esquecida pelo governo e toda sociedade. 

 

Em março do ano passado, mês de intensa mobilização por conta do Dia Internacional da Mulher, elas lançaram a campanha “Mulher: Participação, Poder e Democracia”, visando incentivar maior participação das mulheres nos espaços de poder público de dentro do movimento sindical. “Preparamos as mulheres trabalhadoras rurais para participarem das eleições municipais, com apresentação de nossa plataforma política – construída no período da Marcha – e apoiando candidaturas. Mostramos também que é fundamental ter parlamentares mulheres, comprometidas com nosso projeto alternativo”, acrescenta Carmen Foro.

 

Outro momento marcante de 2008 foi a volta das trabalhadoras rurais a Brasília no mês de agosto. Representadas por um grupo de líderes sindicais, elas homenagearam a sindicalista Margarida Alves, assassinada em 1983 e realizaram a Jornada das Margaridas. Houve uma semana de negociação e cobrança dos pontos da pauta discutida com o governo federal durante a Marcha de 2007. “Foi fundamental essa volta das mulheres a Brasília um ano depois. Pudemos refletir sobre a nossa organização e ainda retornamos a todos os ministérios, articulados com o 12 de agosto, quando completou 25 anos do assassinato de Margarida Alves”, ressalta Carmen.

 

Conquistas

 

Alguns dos avanços conquistados na Jornada das Margaridas 2008 foram a aprovação pelo Ministério da Saúde da Política Nacional de Saúde Integral da População do Campo e da Floresta; a participação das trabalhadoras rurais na Comissão Tripartite do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a reedição da portaria que criou o Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres do Campo e da Floresta. 

 

No mês de novembro, as trabalhadoras rurais voltaram a se reunir durante a 4ª Plenária Nacional de Mulheres da CONTAG. Durante o encontro, elas avaliaram a atuação feminina no movimento sindical e definiram as propostas a serem discutidas nas plenárias estaduais e preparatórias ao 10º Congresso da CONTAG, que ocorre no período de 10 a 14 de março.

 

Perspectivas

 

Segundo Carmen Foro, para 2009, os planos da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG é intensificar a participação delas na divulgação da Campanha de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, lançada no final de novembro pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). 

 

Outro plano é fortalecer a organização das mulheres. “Ao mesmo tempo em que vamos nos preparar para uma agenda voltada para os temas e para as conquistas mais gerais, vamos também olhar para nossa organização, estimulando o planejamento e o fortalecimento das comissões municipais e estaduais de mulheres”, reforça a dirigente sindical.

 

Ciléia Pontes

Agência CONTAG
12 de janeiro de 2008

 

 

 

 

Fotos: Rel-UITA

 

artículos relacionados

8-1-2008
Relações de gênero e geração no meio rural
CONTAG

28-8-2007   Brasil

Destacada participación de la UITA

Por Carlos Amorín

 

 

 Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905