Brasil - CONTAG

Trabalhadoras rurais mobilizadas
para a Marcha das Margaridas

 

 

A luta das trabalhadoras rurais pelos seus direitos, por igualdade de gênero e contra a violência sexista é permanente. Nos meses de junho e julho, os preparativos para uma das maiores mobilizações da CONTAG, a Marcha das Margaridas 2007, se intensificam. Nos próximos dias 12 e 13 acontece a reunião da Comissão Nacional de organização da Marcha. Nos dias 14 e 15, terá outra entre Comissão Nacional e as parceiras.

 

A mobilização, que ocorre nos dias 21 e 22 de agosto, está em discussão nas FETAGS e nos STTRs desde dezembro do ano passado. Trabalhadoras rurais se mobilizam em vários estados desde o começo do ano. Em maio, houve várias reuniões das comissões organizadoras da CONTAG.

 

A Marcha das Margaridas, além de um ato político de reivindicação, é considerada importante marco na trajetória de lutas sindical e feminista, pois traduz o crescente amadurecimento político da organização das mulheres trabalhadoras rurais no Brasil. A primeira Marcha ocorreu em 2000 e a segunda em 2003.

 

A grande capacidade de organização e força política das trabalhadoras rurais é a responsável pela realização da Marcha, que traz à capital do País pauta com reivindicações específicas das mulheres e questões de interesse geral da categoria. Essas pautas são construídas, debatidas e negociadas com ampla participação das trabalhadoras, no âmbito local, estadual e nacional.

 

Este ano, a mobilização reafirma o lema "duas mil e sete razões para marchar" e tem como temas centrais soberania e segurança alimentar e nutricional; terra, água e agroecologia; trabalho, renda e economia solidária; garantia de emprego e melhores condições de vida para as assalariadas rurais; política de valorização do salário mínimo; defesa da saúde pública e educação no campo e combate à violência sexista.

 

"É muito importante que estejamos todas reunidas nos dias 21 e 22 de agosto em Brasília. Precisamos estar presentes e articuladas para reivindicar nossos direitos", afirma a coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG e vice-presidente da CUT, Carmem Foro. Ela explica, ainda, que para o MSTTR a estratégia de luta é construir forças políticas, articulando alianças, promovendo debates e formulando alternativas para consolidar a implementação de um projeto de desenvolvimento que seja sustentável e solidário, capaz de incidir sobre a desigualdade social e de gênero.

 

CONTAG e FETAGS estão totalmente envolvidas com os preparativos da Marcha. No dia 21 de agosto está prevista a abertura política do evento. Ainda neste dia acontecerão as conferências temáticas e a feira de troca e comercialização de produtos. No dia 22, as trabalhadoras rurais marcharão na Esplanada dos Ministérios. Carmem Foro ressalta que, este ano, jovens, homens e trabalhadores da terceira idade também participarão da marcha. A expectativa é que 50 mil pessoas, na maioria mulheres, participem da Marcha das Margaridas 2007.

 

A Marcha é organizada pela CONTAG e CUT e conta com a parceria do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Côco Babaçu, Movimento de Mulheres da Amazônia, Marcha Mundial das Mulheres e a Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe.

Emmanuelle Girard

Agência CONTAG de Notícias

8 de junho de 2007

 

 

 

 

 

 Volver a Portada

   

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905