Brasil

I Encontro da Saúde

da Alimentação na FETIASP

 

A FETIASP (Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo) iniciou dia 25 o I Encontro da Saúde da Alimentação, com a participação maciça de representantes dos sindicatos associados à entidade. Para o presidente da FETIASP, Melquiades de Araújo, o encontro é um marco para o setor de alimentação, que sofre com altos índices de acidente de trabalho.

 

Na abertura da reunião Geraldo Gonçalves Pires, diretor da FETIASP e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Laticínios, Café e Açúcar no Estado de São Paulo, destacou a necessidade de debater os problemas que afetam o trabalhador na área de saúde e segurança. Pires, que estava representando o presidente da FETIASP, Melquíades Araújo, observou que é importante atuar para evitar o quadro que assistimos no dia a dia, “principalmente esta doença terrível que é a LER”.

 

Neuza Barbosa, diretora da FETIASP, disse que o encontro era o pontapé inicial de um trabalho que a entidade fará junto com os sindicatos. “A saúde deve ser uma prioridade”. Segundo Neuza, a presença de muitos sindicalistas e funcionários de sindicatos mostra o interesse pelo tema. “Aumentou a consciência do trabalhador nesta área e vamos consolidar a força, união e parceria com o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de São Paulo (SINTESP)”, declarou.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Antonio de Sousa Ramalho, observou que os representantes dos sindicatos presentes eram jovens, que estão se interessando pela saúde e segurança do trabalho. “Sou radical. Não existe acidente. Se aconteceu é porque alguém falhou”, disse.

 

Armando Henrique, presidente do SINTESP, afirmou que os sindicalistas devem estimular as negociações de cláusulas da área de saúde e segurança do trabalho nas convenções coletivas dos sindicatos que representam.

 

O I Encontro da Saúde na Alimentação foi organizado pela Associação de Defesa dos Trabalhadores do Ramo da Alimentação (ATRA) no Estado de São Paulo vitimadas por Acidentes e Moléstias Profissionais, entidade criada pela FETIASP para trabalhar exclusivamente questões ligadas a saúde e segurança no trabalho.

 

O evento tem o objetivo de fomentar o debate sobre saúde e segurança no ramo da alimentação e de criar um grupo para realizar ações, principalmente preventivas, em todo o estado.

 

FETIASP

Federação dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo

Brasil, 28 de maio de 2009

 

 

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905