Brasil

CONTAC convoca para o dia 15

 

 

 

"Combate ao ritmo intenso, à longa jornada e aos acidentes de trabalho são prioridades do setor da alimentação"

 

 

"Combate ao ritmo intenso, à longa jornada e aos acidentes de trabalho são prioridades da nossa categoria, aos quais daremos maior visibilidade na mobilização nacional convocada pela CUT para o próximo dia 15 em Brasília", afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CONTAC), Siderlei de Oliveira.

 

De acordo com Siderlei, que também coordena o Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST), a intensidade do ritmo imposto pelas grandes empresas tem espraiado lesões e mutilações no setor, chegando ao cúmulo da sobrecarga se traduzir em mortes por exaustão, como as de cortadores de cana em São Paulo, fartamente documentadas.

 

“A falta de equipamentos de proteção e de mínimas condições de segurança no ambiente de trabalho são potencializadas também pela impunidade, denuncia o sindicalista, já que a fiscalização é pouca e deficiente”.

 

“A contratação de um número maior de fiscais do trabalho, esclarece Siderlei, dialoga com outros dois pontos da mobilização cutista como a retirada imediata do Projeto de Lei Complementar 01, que impõe um limitador ao gasto com o funcionalismo. Como que o Estado vai ser indutor do desenvolvimento e ao mesmo tempo disciplinar o crescimento, coibindo abusos, sem que tenhamos recursos para novas contratações? Com a redução dos juros e do superávit primário, sobrariam mais recursos".

 

Abuso

 

"Esta desumanidade das empresas em troca do lucro vem espraiando doenças neurológicas, como a depressão, que tem afetado um grande número de mulheres, particularmente nos frigoríficos avícolas, onde há relatos de tentativas de suicídio.

 

Soma-se a isso, à gravidade das lesões por esforço repetitivo (LER), com a necessidade de operações até mesmo no cérebro, como é o caso da companheira Valdirene João Gonçalves da Silva, trabalhadora da Seara/Cargill em Forquilhinha-SC. E o que é ainda pior, essa insegurança somada à pressão chega a levar à morte, como a de Marcos Antonio Pedro, em Sidrolândia, vítima da mesma multinacional norte-americana", revelou.

 

Na avaliação de Siderlei, é fundamental a união do conjunto das categorias, pois há uma agenda comum da classe trabalhadora a ser defendida junto ao governo e ao Congresso Nacional: "Se existindo lei, os maus empresários já abusam, imagine se passasse a Emenda 3, rasgando a CLT, retirando 13º, férias e FGTS.

 

Por isso é fundamental levantarmos bem alto a defesa da manutenção do veto do presidente Lula a essa emenda criminosa, para não permitirmos nenhum retrocesso, como querem alguns deputados e senadores neoliberais".

 

"A CONTAC orienta a todas as suas entidades filiadas a jogarem peso na mobilização para o ato, levando para Brasília faixas e materiais que caracterizem a luta do setor para defender direitos e avançar nas conquistas", concluiu Siderlei.

Leonardo Severo

Confederación Nacional de los Trabajadores en las Industrias de la Alimentación y Agroindustrias

6 de agosto de 2007

 

 

Confederaçao de Trabalhadores na Industria da Alimentaçao (CONTAC)

  

 

artículos relacionados

27-4-2007

La Salud de los trabajadores es una prioridad

Con Siderlei de Oliveira

Por Amalia Antúnez

 

 

  

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905