Brasil

28 de febrero

Día Internacional de Combate y Concientización sobre las LER/DORT

Trabalhadores fazem mobilização contra as lesões por esforço repetitivo

 

 

Representantes de diferentes sindicatos entregaram panfletos e repassaram informações sobre o problema. A ação marcou o Dia Internacional de Combate e Conscientização às Lesões por Esforço Repetitivo, chamadas de LER ou DORT.

 

Este tipo de lesão é a segunda principal causa de afastamento de trabalhadores no Brasil. O Instituto Nacional de Seguridade Social afastou do trabalho mais de 22 mil pessoas em 2007. Em comparação com 2006, o número de casos aumentou 126 %. Só em janeiro deste ano mais de mil trabalhadores que já estavam afastados continuaram sem poder exercer as atividades profissionais.

 

A bancária Margarida da Silva sofre com o problema e diz que as dores são terríveis. Ela relata que até o humor fica alterado.

 

Além das dores, quem enfrenta as lesões ainda precisa conviver com outras limitações. Tarefas simples do cotidiano se transformam em grandes desafios.

 

A bancária começou a sentir dores há vários anos, mas o diagnóstico só foi feito em 2006.

 

Em 2006 ela foi afastada e ficou sem exercer atividades profissionais até o ano passado. Em novembro foi feita uma nova perícia no INSS e o médico atestou que Margarete poderia voltar ao trabalho. Ela está na mesma função e continua sofrendo com as dores. De acordo com Ademir Vidolin, dirigente do Sindicato dos Bancários, são comuns os casos de retorno de trabalhadores que ainda não estão recuperados.

 

Para discutir esta e outras questões relacionadas aos trabalhadores e ao INSS, as principais forças sindicais vão promover na próxima terça-feira, às 10 no plenarinho da Assembléia Legislativa, uma audiência pública sobre a saúde do trabalhador. Foram convidados representantes do INSS, da Superintendência Regional do Trabalho, da Procuradoria Regional do Trabalho e do Conselho Regional de Medicina

 

 

 

Eduardo Correa

Rede CBN

2 de março de 2008

 

artículos relacionados

27-2-2009
28 de febrero
Día Internacional de Combate a las LER/DORT
Sumando apoyos en el combate a las LER
Con Ernane García Ferreira

Rel-UITA | Amalia Antúnez
25-2-2009   Brasil
28 de fevereiro
DIA Internacional de Combate e Conscientização sobre LER/DORT

 

 Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905