sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

    Brasil

 

Com Siderlei de Oliveira

Vitorioso Encontro Nacional

dos Trabalhadores nas Avícolas

 

Em 17 de outubro passado, em Marau (RS), ocorreu um novo Encontro Nacional dos Trabalhadores do Setor Avícola, cujo ponto central era a saúde dos trabalhadores. Organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CONTAC), reuniu 25 sindicatos e 4 federações, com o apoio da UITA e da Central Única dos Trabalhadores do Brasil (CUT). Sirel conversou com Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, para saber qual a sua avaliação sobre este importante evento.

 

-Como foi o encontro do dia 17 passado?

-Foi um encontro que esteve muito bom e à altura das expectativas, com uma boa participação, com um nível muito elevado de expositores, tendo como destaque a presença do secretário regional da UITA, Gerardo Iglesias, quem permitiu com a sua apresentação um debate sobre a situação da saúde no ramo da alimentação em nível internacional.

 

-Quais foram os pontos fortes do encontro?

-O principal e um dos pontos fortes do encontro foi a divulgação do número de homologação do projeto de lei promovido pela CONTAC sobre a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, que foi levado à discussão pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Maia.

 

Este projeto está diretamente relacionado com o trabalho que vem sendo feito pela Confederação na área da saúde, principalmente no que se refere ao excessivo ritmo de trabalho na indústria frigorífica.

 

Outra decisão importante tomada no Encontro foi a criação de uma Coordenação de Trabalhadores em Frigoríficos do MERCOSUL, numa primeira fase com a participação da Argentina, Uruguai, Brasil e Chile.

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) registrou 653.000 acidentes de trabalho em 2007, 27 por cento a mais que em 2006, onde foram registrados 512.000 casos

 

Nos dias 9 e 10 de novembro, os trabalhadores e trabalhadoras da CONTAC se concentrarão fazendo uma vigília em Brasília para exigir a aprovação do projeto, que começará a ser discutido a partir dessa data. Será a primeira vez que acontecerá uma atividade deste tipo. Na quarta-feira 11, a Confederação se unirá à Marcha Nacional, a ser realizada por várias Centrais e Federações sindicais em luta pela redução da jornada de trabalho em nível nacional.

  
-Como você avalia este encontro?

-Foi muito positivo por vários pontos de vista. Aumentar as ações conjuntas no âmbito do MERCOSUL visando melhorar as condições de saúde dos trabalhadores na indústria frigorífica é transcendental e necessário. Fora isso, ainda devemos considerar a coordenação sindical com a Federação dos Trabalhadores da Alimentação da Finlândia (SEL). Sem falar que, coroar o trabalho de anos da CONTAC em um projeto de lei, é uma vitória não só para os trabalhadores do setor, mas também para todos os assalariados do país

Marau | Brasil | 17 | Otubro | 2009

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

29 de outubro de 2009

 

 

 

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905