sectores

Frigoríficos

Enviar este artículo por Correo Electrónico                          

   Brasil │SINDICATOS

     
 

A CONTAC realiza ato frente à FIESP, pela aprovação da NR dos Frigoríficos

                             

Norma Regulamentadora estabelece pausas e redução do  tempo de exposição ao trabalho penoso, afirma a CONTAC.

 
 
   

 

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CONTAC│CUT) realiza nesta quinta-feira (26), às 9 horas, um ato na Avenida Paulista, em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), pela aprovação da Norma Regulamentadora (NR) do trabalho no setor frigorífico.

 

“A NR prioriza três pontos: pausa de dez minutos a cada 50 minutos trabalhados; a redução do tempo de exposição ao trabalho penoso e a participação dos trabalhadores na sua implantação e fiscalização”, afirma Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC.

 

De acordo com Siderlei, embora a exportação de carne de frango esteja hoje entre as principais commodities, com o faturamento econômico crescendo exponencialmente a cada ano, alavancado por grandes financiamentos governamentais, a mesma atenção não está sendo dada à saúde dos trabalhadores do setor. Bem longe disso.

 

Infelizmente, alerta o presidente da CONTAC, “as doenças profissionais têm se expandido como uma epidemia pelo setor, uma vez que estão intimamente ligadas ao ritmo intenso e aos movimentos repetitivos, conforme atestam inúmeros estudos de universidades, comprovados pelos Ministérios da Previdência e do Trabalho”.

 

Em função da gravidade do problema, destaca Siderlei, “nossa manifestação, tem por objetivo externar à população a real situação dos trabalhadores nos frigoríficos brasileiros, hoje um dos setores que, embora sendo um dos maiores empregadores, causa o maior número de adoecimento e de acidentes de trabalho no país”.

 

Para chamar a atenção, a CONTAC, as Federações e os Sindicatos de todo o país levarão à FIESP bonecos com frangos gigantes carregando trabalhadores lesionados em cadeiras de roda. Os manifestantes também estarão vestidos de branco e distribuirão ovos à população.

 

As caravanas se concentrarão na frente da CUT, na Rua Caetano Pinto, 575, no bairro do Brás, de onde os ônibus partirão até a sede da FIESP. Estão confirmadas delegações de todos os estados que têm presença de indústrias avícolas, predominando Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia.

 

“Comparativamente, o setor emprega 700 mil trabalhadores, enquanto que todo o setor automobilístico emprega 120 mil. Por exemplo, somente a Brasil Foods emprega 120 mil. A aprovação da NR é uma questão de justiça”, enfatiza Siderlei.

 

Em São Paulo, Leonardo Severo

Rel-UITA | CONTAC | CUT

26 de abril de 2012

 

 

 

 

Foto: CONTAC

  

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905