sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

   Argentina SINDICATOS | JBS

     
 

Com Carlos Molinares

JBS fechará

outra planta industrial frigorífica

 
Na terça-feira passada, 2 de janeiro, o presidente da JBS na Argentina, Artemio Listoni, convocou a Diretoria da Federação Gremial dos Funcionários das Indústrias de Carnes para uma reunião na cidade de Rosário. De forma surpreendente, os dirigentes sindicais receberam notícias extremamente alarmantes para os trabalhadores da JBS.
 
 

Em diálogo com o Sirel, Carlos Molinares, Secretário de Organização da Federação, explicou que "o Sr. Listoni nos informou que a empresa decidiu fechar uma de suas plantas industriais localizada em Venado Tuerto, província de Santa Fé, onde trabalham 540 pessoas. Ele também contou que ainda existe certo risco de ser fechada a fábrica principal da JBS-Swift, na cidade de Rosário, província de Santa Fé, se as condições para a indústria não mudarem antes de junho próximo".
 
-Quantos trabalhadores há na fábrica de Rosário?
-Há dois mil trabalhadores lá.

 
-O que eles querem dizer quando mencionam as "condições para a indústria"?
-Eles argumentam que não encontraram eco junto ao governo com relação ao regime fiscal para as exportações de carne e também mencionam, como um fator negativo, a escassez de estoque, além do preço interno do gado fazer com que as suas exportações percam competitividade. Por estas razões, dizem eles, a direção da empresa no Brasil tomou a decisão de eliminar as perdas que estariam tendo na Argentina.
 
Conforme anunciado, a primeira medida é fechar a planta em Venado Tuerto e, se não se chegar a um acordo com o Sindicato para que seja mantido determinado nível de produção na fábrica de Rosário, sem que isto gere um aumento dos custos nas remunerações, seguiriam pelo mesmo caminho.
 
-Quando será o fechamento em Venado Tuerto?

-Está previsto para ser feito a partir do próximo dia 10 de janeiro. Até então, os trabalhadores estão no que se chama "garantia horária", pois eles vêm de 15 dias de licença obrigatória, decretada pela empresa em meados de dezembro.
 

-Isto deve ser trágico para a população de Venado Tuerto ...
-Temos nos reunido com o prefeito da cidade e, na próxima semana, faremos uma reunião com o Secretário de Comércio da Nação, Guillermo Moreno, para ver se encontramos algum tipo de solução política para esta situação.
 
Por outro lado, isto também é um problema para os pequenos e médios produtores da região, uma vez que os fretes ficarão mais caros para enviar seu gado para o abate, com todas as consequências daí resultantes.
 
Nosso objetivo é evitar a perda dessas fontes de trabalho.

  

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

17 de janeiro de 2012

 

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905