sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

   Brasil DDHH

     
 

Com Siderlei de Oliveira

“A Norma Regulamentadora dos frigoríficos será uma vitória para os trabalhadores”

   

Nas últimas horas ficou confirmado que, na próxima reunião tripartite de sexta-feira, 23 de novembro, será assinado o tão esperado acordo entre as partes para a implementação da Norma Regulamentadora (NR) dos frigoríficos. Sirel dialogou com Siderlei de Oliveira, presidente da CONTAC, que está fazendo os ajustes neste processo de negociações.

 

“Estamos muito perto de aprovar a NR onde, entre muitos importantes pontos, está a redução da jornada de trabalho ou do tempo de trabalho que exija movimentos repetitivos, determinando-se pausas de descanso, bem como a participação dos trabalhadores na sua implementação e fiscalização.

 

Aparentemente há um consenso entre o setor empresarial, o governo e os trabalhadores. Aguardamos com muita expectativa a redação do texto definitivo, prevista para a próxima reunião de 23 de novembro. O texto será entregue ao ministro do Trabalho, para assiná-lo, chancelá-lo e homologá-lo”, afirmou Siderlei.

 

O papel da UITA

 

Aguardamos com muita expectativa a redação do texto definitivo, prevista para a próxima reunião de 23 de novembro. O texto será entregue ao ministro do Trabalho, para assiná-lo, chancelá-lo e homologá-lo.

“Há 10 anos estamos lutando, junto aos sindicatos, pela aprovação da NR. Em todo este período a UITA teve uma participação estreita e fundamental, dando visibilidade internacional à insalubridade extrema sofrida nos frigoríficos do Brasil, e que afeta milhares de trabalhadoras e de trabalhadores.

 

Esta NR é uma construção dos trabalhadores, como muito bem destaca o Dr. Roberto Ruiz, que nos tem acompanhado durante todos estes anos, oferecendo-nos uma assessoria impecável. A NR foi crescendo de baixo pra cima, primeiramente com os próprios trabalhadores e sindicatos, para depois se unirem os técnicos e os outros atores.

 

Na luta pela dignificação do trabalho nos frigoríficos, nossa Regional cumpriu um papel decisivo”, enfatizou o presidente da CONTAC.

 

Além disso, Siderlei informou que “depois de aprovada a NR, vamos lutar para os trabalhadores e as trabalhadoras do setor frigorífico poderem se aposentar com menos anos de trabalho. Seria uma aposentadoria especial como já foi conquistada na Argentina.

 

Medida extrema

 

Para terminar, Siderlei fez um chamado a todas as filiadas da Internacional, “se por acaso a NR não for aprovada agora em novembro, devemos colocar em ação todas aquelas medidas que dificultem as exportações do setor de carnes brasileiro, e que foram aprovadas no 26° Congresso da UITA, em Genebra, em maio passado”, concluiu.

 

 

Em Montevidéu, Marcelo Hernández

Rel-UITA

14 de novembro de 2012

 

 

 

 

Foto: CONTAC

 

artículos relacionados 

17-10-2012 Brasil | SINDICATOS | FRIGORÍFICOS
Taller Sindical sobre la Norma Reguladora en el sector frigorífico
“Se acercan instancias decisivas para su aprobación” 

Gerardo Iglesias  

28-5-2012  Brasil │ SINDICATOS │ 26 CONGRESO
Siderlei de Oliveira evalúa el 26 Congreso de la UITA y el proceso de negociación de la Norma Reguladora (NR) para la industria frigorífica brasileña   
  Carlos Amorín

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905