sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

     Brasil 

 

Com Siderlei de Oliveira, da CONTAC

Será constituida uma Comissão Técnica

 com as empresas para eliminar

as doenças profissionais nas avícolas

   

Na quarta-feira passada, dia 23, a CONTAC, realizou uma importante reunião em Brasília com representantes das principias empresas do setor avícola brasileiro. A reunião teve lugar no Ministério do Trabalho e seus resultados foram repassados ao Sirel por Siderlei de Oliveira, Presidente da Confederação.

 

-Como é que esta reunião foi convocada?

-Ela foi feita por iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação e Agroindústrias (CONTAC) que, já há algum tempo, vinha propondo ao Ministério do Trabalho que convocasse estas empresas, o que foi aceito e executado pela Comissão de Normas Regulamentares deste Ministério.

 

-Qual foi a avaliação da reunião?

-Esta reunião foi um grande passo para a solução das doenças profissionais no setor avícola brasileiro.

 

-Por quê?

-Porque na reunião estiveram presentes a maior empresa do país, Brasil Foods (BRF), que possui 140 mil trabalhadores e trabalhadoras e foi criada com a fusão da Perdigão com a Sadia, a norte-americana Tyson, assim como outras empresas importantes representadas pela associação patronal avícola do Estado de Santa Catarina, onde está localizada a principal agroindústria avícola. Também se fez presente a Associação Brasileira de Exportadores de Frango (ABEF).

 

-Quem participou representando o setor sindical?

-Os sindicatos estiveram representados pelas Federações, filiadas à CONTAC, dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 

-Qual foi o resultado da reunião?

-A conclusão da reunião foi a de estabelecer um prazo de 15 dias para constituir uma Comissão Técnica que discutirá a regulamentação para eliminar as doenças profissionais causadas pelo regime de trabalho do setor.

 

Um dos pontos discutidos foi a proposta da CONTAC de convidar a Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação (CNTA) para participar da Comissão Técnica, o que foi aceito. Portanto, estenderemos o convite a Artur Bueno de Camargo, presidente da CNTA.

 

-Estamos diante de uma grande conquista dos trabalhadores e trabalhadoras...

-Sem dúvida. Eu acho que é a coroação do trabalho da campanha nacional e internacional pela erradicação das doenças profissionais nas avícolas.

 

Este tem sido um dos grandes frutos desta campanha, na qual a UITA teve uma participação fundamental em nível internacional.

 

 

 

Em Montevidéu, Carlos Amorín

Rel-UITA

29 de junho de 2010

 

 

 

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905