sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

   Brasil MARFRIG

     
 

Demissões Marfrig continuam em Roca Sales e FTIA/RS se reúne com deputados

   

Até quando as demissões na Marfrig/Seara será palco dos trabalhadores? Este questionamento é feito pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação RS (FTIA/RS) e Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carne de Roca Sales.


O presidente da FTIA/RS, Cairo Reinhardt participou, nesta quarta feira (21) de mais uma reunião na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa.

 

Os representantes dos trabalhadores, novamente, solicitaram uma reunião aos deputados para que juntos encontrem uma solução para o problema. “É inadmissível aceitar que dinheiro público patrocine demissões. O BNDES, recentemente investiu R$ 500 milhões no Grupo Marfrig.

 

Não somos contra os investimentos desde que haja o comprometimento da empresa em garantir empregos. A empresa tinha 950 funcionários e hoje tem apenas 340.

 

O setor de carnes esta na mão de grandes grupos econômicos e são esses grupos que tem dinheiro público. Além disso, até para comprar um parafuso o dialogo é feito através de e-mail e demora mais ou menos 10 dias. Até quando?”, questiona Reinhardt.

O prefeito eleito, Nélio José Vuaden, conta que a empresa possuía 950 funcionários e hoje são apenas 340, um grande impacto para um município de apenas 10,3 mil habitantes. O setor de corte e processamento de aves foi fechado e a produção de embutidos diminuiu. “O município arrecada cerca de 10 por cento com a Seara e a possibilidade de fechamento nos preocupa”, conclui.

É inadmissível aceitar que dinheiro público patrocine demissões. O BNDES, recentemente investiu R$ 500 milhões no Grupo Marfrig.

 
A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável é presidida pelo deputado Adilson Troca. O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana afirma que não consegue falar com a direção da empresa, apesar desta ser a segunda maior do município. “Gostaríamos de saber o que está acontecendo. Além das demissões, há notícias de que o maquinário também ‘está indo embora’”, lembra.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes de Roca Sales, André Dorst lamentou a falta de respeito com os trabalhadores. “Eles só querem pagar suas prestações e sua casa”, desabafa Dorst.

Arlete Beatriz Schmitz, do Sindicato da Alimentação de Caxias do Sul, com unidade também em seu município segue na mesma linha de Dorst lamentando o descaso com os trabalhadores.

O deputado Alexandre Lindenmeyer que sempre esteve ao lado da luta dos trabalhadores mais propôs a realização de audiência pública com a presença de representantes da empresa e BNDES para que expliquem o que está acontecendo realmente.

A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável é presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB). Na próxima reunião da Comissão, deve ser votado um requerimento de audiência pública, quando deverá ser chamada a direção do Grupo Marfrig e do BNDES, entre outros convidados. A previsão é que a audiência aconteça no dia 12 de dezembro deste ano.

Presenças
 

Estiveram presentes na reunião os deputados Adilson Troca (PSDB), Marco Alba (PMDB), Márcio Biolchi (PMDB), Aloísio Classmann (PTB), Alexandre Lindenmeyer (PT), Paulo Odone (PPS) e Pedro Pereira (PSDB).

 

 

Rel-UITA | FTIA/RS

                  23 de noviembre de 2012

 

 

 

 

 

Foto: Gerardo Iglesias

 

artículos relacionados 

17-10-2012 Brasil | SINDICATOS | FRIGORÍFICOS
Taller Sindical sobre la Norma Reguladora en el sector frigorífico
“Se acercan instancias decisivas para su aprobación” 

Gerardo Iglesias  

28-5-2012  Brasil │ SINDICATOS │ 26 CONGRESO
Siderlei de Oliveira evalúa el 26 Congreso de la UITA y el proceso de negociación de la Norma Reguladora (NR) para la industria frigorífica brasileña   
  Carlos Amorín

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905