sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

    Brasil – São Paulo

Com Melquíades de Araújo

Não avança a negociação
  salarial no setor frigorífico

 

A Federação dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação do Estado de São Paulo (FETIASP), que coordena a campanha salarial de cerca de 50 frigoríficos em todo o estado, incluindo os do Grupo Marfrig (o terceiro maior do mundo), está mobilizando os trabalhadores e realizando assembléias por turnos, porque a negociação coletiva, que começou no início deste mês, está estagnada. Sirel conversou brevemente com Melquíades de Araújo, presidente da Federação, que nos informou as causas deste impasse e quais serão as ações que tomarão se não houver progressos antes do final de maio

  

- Como está evoluindo a negociação coletiva do setor frigorífico em São Paulo?

- A negociação neste setor começou no início deste mês, tendo sido realizada uma primeira reunião com a patronal que levou como proposta salarial um aumento baseado em 75 por cento do total da inflação para os últimos doze meses, o que significa 4,5 por cento de aumento salarial.

 

Os trabalhadores pedem um aumento real da ordem de 8 por cento, quase duas vezes o que o empregador oferece. Devido a isto, vários sindicatos começaram a fazer assembléias por turnos, como uma medida para pressionar a patronal para melhorar a sua proposta original e fornecer um aumento real de salários.

 

- Vocês tiveram alguma resposta depois que as manifestações começaram?
Não, a câmara empresarial do setor ainda não se manifestou e não programou uma nova reunião. No momento, estamos aguardando, já que as negociações serão mantidas durante todo o mês de maio.

 

De todas as formas, permanecemos em alerta e em constante mobilização, nos preparando para uma possível greve a nível estadual, no caso de os empresários não melhorarem a proposta de 4,5 por cento, que não cobre nem o índice de inflação.

 

 

 

Em Montevidéu, Amalia Antúnez

Rel-UITA

25 de maio de 2009

 

 

 

 

Galería Fotográfica

Assembleia Frigorifico Mabella (Grupo  MARFRIG)

18│5│2009│ Jaguariuna - SP │Brasil

Fotos: FETIASP

 

 

 

Volver a Portada

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905