sectores

Enviar este artículo por Correo ElectrónicoFrigoríficos                           

    Uruguai

 

Pré-conflito

em um frigorífico da Marfrig

  
No dia 13 de maio próximo passado, em uma assembleia repleta, o Sindicato Único de Trabalhadores de La Caballada Salto1 (SUTLCAS) declarou-se em estado de pré-conflito.


O Sindicato apresentou, algumas semanas atrás, um projeto de Convênio Coletivo onde a maioria das cláusulas visava melhorar as condições de trabalho que, de acordo com os trabalhadores, são "desumanas". As principais reivindicações do Sindicato são: melhores condições de trabalho, medidas de segurança, falta de pessoal, descumprimento do princípio de "salário igual para trabalho igual".

 

Em resposta, a organização sindical recebeu a negativa da direção da empresa de entabular qualquer tipo de negociação. Isto levou o Sindicato a promover duas reuniões de mediação nas sedes locais do Ministério do Trabalho e da Previdência Social (MTSS), o que também não produziu qualquer resultado, pois a empresa afirmou que "os números não dão" para atender à solicitação apresentada no projeto de Convênio Coletivo.

 

Devido a esta situação, foi convocada uma assembleia com a finalidade de decidir as medidas a serem tomadas. Horas antes, a empresa -certamente ciente da insatisfação e irritação do pessoal pela falta de diálogo e por desconhecer a organização sindical- comunicou à organização sindical que estava disposta a negociar. Diante desta declaração, a assembleia se declarou em pré-conflito à espera de uma nova reunião com o MTSS na manhã de 19 de maio, desta vez, em Montevidéu.

 

Estiveram presentes à assembleia uma delegação do Sindicato do Frigorífico San José, pertencente ao mesmo grupo, bem como uma delegação da Federação dos Trabalhadores da Indústria de Carnes e Derivados (FOICA) e da Rel-UITA. As filiadas da UITA no Brasil, com trabalhadores pertencentes ao Grupo Marfrig, estão enviando cartas de protesto aos representantes da empresa no Uruguai e cartas de solidariedade ao SUTLCAS.

 

 

Rel-UITA

19 de maio de 2010

 

 

 

 

1- La Caballada, localizado no departamento de Salto (500 km a noroeste de Montevidéu) é um dos quatro frigoríficos que o grupo transnacional brasileiro Marfrig possui no Uruguai.

 

Volver a Portada

  

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905