Argentina

Com Norberto Latorre

Queremos um convênio marco

do setor HRCT a nível global

 

No encerramento da Conferência sobre “As cadeias de hotéis espanholas na América Latina e as liberdades sindicais”, realizada recentemente em Buenos Aires, Norberto Latorre, secretário de Finanças da União de Trabalhadores do Turismo, Hoteleiros e Gastronômicos da República Argentina (UTHGRA), e presidente do Grupo Profissional HRCT da UITA, realizou para Sirel uma avaliação sobre os resultados do encontro.

 

“Nós nos reunimos para analisar a realidade das cadeias espanholas de hotéis na América Latina, apesar de, como era previsível, termos constatado rapidamente que a situação é quase idêntica a das demais cadeias de hotéis.

 

Nesta época de globalização, sempre é difícil encontrar o fio da meada das transnacionais para identificar interlocutores a nível mundial. Agora descobrimos que as principais cadeias espanholas de hotelaria criaram uma associação, com a qual agora buscaremos travar um diálogo para trabalhar na direção de um convênio marco, que equipare para cima as condições de trabalho e salariais de todos os seus empregados”, informou Latorre.

 

“Escutamos diversas reclamações, algumas realmente dramáticas pela forma como que vários destes hotéis exploram seus trabalhadores e trabalhadoras –continuou-, portanto temos que conseguir que todos os empregados sejam medidos com a mesma vara dentro de uma mesma empresa, pouco importa se a empresa estiver localizada no Chile, na Espanha ou na Indonésia, ainda que saibamos haver, sempre, pequenos matizes entre uma realidade e outra.

 

Agora encerramos este encontro e nos faltam várias tarefas encomendadas, tanto à Secretaria Regional da UITA como a mim, na qualidade de presidente do Grupo Profissional HRCT. Levaremos tudo isto para a próxima reunião do grupo de direção da UITA que atua nas principais cadeias de hotelaria, o que certamente enriquecerá o projeto que temos a nível mundial”.

 

“Quero agradecer a colaboração do CCOO, através do companheiro Fernando Medina e à LO-TCO da Suecia, que fizeram com que esta conferência fosse possível. Também quero parabenizar Enildo (Iglesias) pelo seu brilhante relatório e a todos os participantes que atenderam a nossa convocação, já que estes encontros nos permitem avançar mais rápido no caminho de nossos objetivos comuns”, concluiu.

 

 

En Buenos Aires, Carlos Amorín

Rel-UITA

1 de outubro de 2008

 

 

 

 

 

Volver a Portada

 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905