Argentina

Declaração Conjunta Rel-UITA - ITF

Campanha Internacional CALVO

 

Atendendo ao conflito que se desenvolve há um ano na fábrica de El Salvador do Grupo CALVO, motivado por demissões injustificadas e perseguição sindical, e reforçando a campanha mundial de solidariedade com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do SGTIPAC em defesa de seus direitos humanos, do livre exercício de sua vontade de organização e de sua liberdade sindical, as Internacionais abaixo assinadas demandam:

 

  • O imediato início de negociações, a partir da expressão voluntária do Grupo CALVO de negociar com o SGTIPAC, até alcançar um Contrato Coletivo de Trabalho.

  • A assinatura imediata, por parte da CALVO, de um Convênio Coletivo de Trabalho aceitável pela ITF, para cada navio de bandeira de conveniência de propriedade ou operado pela empresa CALVO.

  • O respeito irrestrito aos Direitos Humanos, incluindo a Liberdade Sindical em todas as suas fábricas e embarcações ao redor do mundo, especialmente em El Salvador. Esta demanda exige, especialmente, o fim da promoção de sindicatos paralelos, pró-patronais, que não representam os interesses dos trabalhadores.

  • A negociação transparente e de boa fé com as organizações sindicais espanholas, de qualquer plano que inclua redução de empregos e/ou novas transferências de fábricas fora da Espanha.

Solicita-se às instituições financeiras que financiaram as operações da CALVO, como COFIDES e IGAPE, as quais já expressaram a importância da responsabilidade social, que interponham seus bons ofícios, com urgência,  para a discussão e concreção das demandas expostas.

 

Demanda-se ao governo de El Salvador cumprir e fazer cumprir, com urgência, os convênios 87 e 98 da OIT, pois é sua obrigação fazê-lo como membro pleno da OIT.

 

De nossa parte, garantimos o apoio solidário e incondicional ao SGTIPAC, por parte de nossas organizações filiadas, com mais de 7 milhões de filiados, incluindo os trabalhadores e trabalhadoras da CALVO em todo o mundo, tanto na terra como no mar.

 

Buenos Aires, 30 de novembro

 

 

Rel-UITA

4 de dezembro de 2007

 

+ Info / Galería

 

 

 

Volver a Portada 

 

  UITA - Secretaría Regional Latinoamericana - Montevideo - Uruguay

Wilson Ferreira Aldunate 1229 / 201 - Tel. (598 2) 900 7473 -  902 1048 -  Fax 903 0905